Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tricolor goleia Avaí no ensaio final para a decisão da Sul-Americana

Colunista do UOL

25/09/2022 21h57Atualizada em 25/09/2022 22h39

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dez pitacos após São Paulo 4 x 0 Avaí

1) A torcida do São Paulo Futebol Clube, disparada a "craque" do time nos últimos anos, merecia um horário decente para se despedir do time antes da final da Sul-Americana. Mesmo assim, 36.510 torcedores proporcionaram uma renda de R$ 1.499.659,00,

2) A torcida do São Paulo, que salvou a Conmebol de um fiasco gigantesco (imagine o fracasso de público que seria Atlético-GO x Independente Del Valle em Córdoba), merecia, como, aliás, todas as torcidas do continente, gigantes, grandes, médias e pequenas, que a América do Sul parasse de agir como colônia europeia e não imitasse essa estupidez cretina de final única. Seja Libertadores ou Sul-Americana, tem que ter duas decisões, com um jogo em cada casa dos finalistas.

3) Com a goleada sobre o frágil e desesperado Avaí, o São Paulo (que jamais correu risco real de rebaixamento) acabou com o medo do torcedor mais pessimista. Agora, completamente salvo, o Tricolor joga toda a temporada no próximo sábado, em partida de torcida única (só vai ter são-paulino!), contra o Del Valle.

4) Rogério Ceni fez muitíssimo bem de escalar o que tem de melhor contra o Avaí. Ganhar SEMPRE é bom e seria um risco muito maior chegar à decisão da Sul-Americana com o moral baixo com um eventual mau resultado e sem ritmo de jogo do que a acertada opção do ensaio geral com todo o mundo.

5) Até Diego Costa abrir o placar, na metade do primeiro tempo, o São Paulo não tinha criado absolutamente nada. O gol mostra a importância de Reinaldo na bola parada. Não é crime, nem feio, nem tem menos valor gol de bola parada! O escanteio decidiu o jogo e, após o gol, o Tricolor matou o jogo ainda no primeiro tempo, abrindo irreversíveis 3 a 0.

6) Luciano e Patrick, que marcaram, respectivamente, o segundo e o terceiro gols vivem fases melhores do que Calleri. O que não significa, óbvio, que o raçudo Calleri não será o herói em Córdoba... Eder fechou o placar.

7) Paolo Guerrero tem palavra! E a honra. Para quem duvidava da promessa (pública e reiterada) de, no Brasil, só atuar no Corinthians, Guerrero continua não jogando nada no Avaí, como não jogoou no Flamengo, no Inter...

8) Não há vitória dentro das quatro linhas que amenize o prejuízo institucional de mais um golpe político no São Paulo Futebol Clube.

9) Desde o estupro do estatuto que permitiu o terceiro mandato de Juvenal Juvêncio, que o ex-vanguardista e ex-(autotintitulado)Soberano São Paulo deixou de ser vanguarda, modelo e clube invejado pelos rivais para virar um grupinho fechado atrasado.

10) Após arquitetar o golpe em favorecimento próprio, Júlio Casares (que, registre-se, é do mesmo grupo político) imortalizou seu nome na história ao lado de Leco e Carlos Miguel Aidar como um dos piores presidentes da história.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram