Topo

Brasileirão - 2022

Patrick faz golaço e São Paulo goleia Avaí antes de final da Sul-Americana

Colaboração para o UOL, em São Paulo

25/09/2022 21h57

O São Paulo goleou o Avaí por 4 a 0 com uma atuação convincente na noite de hoje (25), no Morumbi, pela 28º rodada do Brasileirão. Os gols foram marcados por Diego Costa, Luciano, Patrick e Eder.

Com o resultado, os são-paulinos vão a 37 pontos e ocupam o décimo lugar. Com 28, o time de Lisca permanece na 17ª posição.

A equipe de Rogério Ceni vai à Argentina, em Córdoba, para jogar a final da Sul-Americana. No sábado (1º), às 17h (horário de Brasília), no estádio Mario Alberto Kempes, o Tricolor encara o Independiente del Valle.

O próximo compromisso do Avaí será receber o Atlético-GO às 19h do sábado. Devido à disputa do título sul-americano, o confronto do São Paulo pela 29ª rodada, contra o Coritiba, ocorre somente no dia 20 de outubro.

LIVE DO SÃO PAULO

Quem foi bem: Reinaldo

Se o São Paulo conseguiu abrir ótima vantagem no primeiro tempo, apesar das poucas chances criadas, foi graças a Reinaldo. Dos pés do camisa 6 saíram as melhores jogadas da equipe, inclusive os gols: no primeiro, o cruzamento preciso de escanteio para o cabeceio Diego Costa. No segundo, o passe em profundidade para Nestor, que rolou para a finalização de Luciano. Por fim, em novo escanteio, foi dele a cobrança que culminou no golaço de Patrick, o terceiro do Tricolor.

Quem foi mal: Jean Pyerre

Em um confronto complicado longe da Ressacada, o Avaí poderia contar com Jean Pyerre para armar suas jogadas de perigo. Poderia, pois o camisa 21 pouco fez dentro de campo. Não apareceu, e, quando teve a bola, errou passes simples. Sem contribuir para o ataque catarinense, o meia foi substituído no início da segunda etapa.

São Paulo começa morno e acelera

O desempenho dos donos da casa era monótono até Diego Costa abrir o placar, aos 24 minutos. Depois do gol, o Tricolor evoluiu e gerou mais oportunidades para marcar, sobretudo pelo lado esquerdo, e ampliou a vantagem nos acréscimos da primeira etapa. Na etapa final, com o resultado bem construído, o Tricolor continuou levando perigo e quase marcou com Calleri, duas vezes, Nestor e Alisson. Por fim, nos últimos minutos de jogo, após boa jogada pela direita, Igor Gomes cruzou e Eder completou de cabeça para fechar a goleada são-paulina.

Avaí sem solução

Até o primeiro gol do São Paulo, o Avaí já sofria para encontrar algum espaço e atacar a meta de Felipe Alves. Somente assustou com cabeceio de Bissoli para fora, aos 33 minutos. Depois do fim do primeiro tempo avassalador dos donos da casa, o time de Lisca não conseguiu mais criar. Sem solução, o Leão buscou algumas bolas pelo alto, mas também não obteve sucesso. Na melhor oportunidade, Felipe defendeu um bom cabeceio de William Pottker.

Confusão no começo do jogo

Aos 16 minutos, após o cartão amarelo recebido por Bruno Silva por falta em Rodrigo Nestor, os jogadores das duas equipes se envolveram em confusão que durou quase cinco minutos e acabou com Nestor também amarelado. Bruno também discutiu e acertou o dedo na cara de Calleri, que caiu com as mãos no olho e pediu o segundo cartão para o meia do Avaí. Mas, a arbitragem não concordou.

Vitória pelo alto

A vitória tricolor foi construída pelo alto. Os gols de Diego Costa, de cabeça, e Patrick, de voleio, saíram após cobranças de escanteio pela esquerda. Ao deixar o campo para o intervalo, Diego valorizou o trabalho do treinador são-paulino. "Acho que os gols de bola parada são trabalhos do Rogério [Ceni]", disse o defensor sobre aquela que pode ser uma poderosa arma para a final da Sul-Americana.

O retorno de Luan

Pouco mais de três meses afastado dos gramados por conta de uma lesão na coxa esquerda, o volante Luan voltou a atuar na noite deste domingo. Devido à ausência de Gabriel Neves na final da Sul-Americana, o jovem são-paulino se credencia à vaga entre os titulares no próximo sábado.

Cronologia do jogo

O São Paulo abriu o placar com Diego Costa, de cabeça, aos 24 minutos do primeiro tempo. Nos acréscimos, o Tricolor ampliou com Luciano, aos 47, e Patrick, aos 50 minutos do primeiro tempo. Eder fechou a goleada aos 47 da segunda etapa.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO 4 X 0 AVAÍ

Competição: Campeonato Brasileiro de 2022, 28ª rodada
Data: 25/9/2022
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Horário: 20h (de Brasília)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (RJ)
Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Thiago Rosa de Oliveira (RJ)
VAR: Rodrigo Nunes de Sá (RJ)
Cartões amarelos: Rodrigo Nestor (SAO) e Marcos Guilherme (SAO); Bruno Silva (AVA), Matheus Sarará (AVA), Guerrero (AVA) e Bressan (AVA)
Gols: Diego Costa (SAO), aos 24 minutos, e Luciano (SAO), aos 47, e Patrick (SAO), aos 50 do 1º tempo; Éder (SAO), aos 47 do 2º tempo
SÃO PAULO: Felipe Alves, Rafinha, Diego Costa, Léo e Reinaldo; Pablo Maia (Luan), Rodrigo Nestor (Galoppo), Alisson (Igor Gomes) e Patrick (Marcos Guilherme); Luciano e Calleri (Eder). Técnico: Rogério Ceni.
AVAÍ: Glédson; Kevin, Bressan, Rafael Vaz e Thales (Pablo Dyego); Mateus Sarará (Jean Cléber), Bruno Silva e Jean Pyerre (Muriqui); Pottker (Lucas Silva), Natanael e Bissoli (Guerrero). Técnico: Lisca.