Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Diniz confere favoritismo ao Corinthians; VP é a esperança do Fluminense

Fernando Diniz é o trunfo do favorito Corinthians; VP mantém a esperança do Fluminense - Thiago Ribeiro/AGIF
Fernando Diniz é o trunfo do favorito Corinthians; VP mantém a esperança do Fluminense Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL

14/09/2022 10h08Atualizada em 14/09/2022 10h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na ida, no Maracanã, o Fluminense foi melhor em quase todo o confronto, goleou na supimpa e "importantíssima" posse de bola, mas, fiel ao estilo de seu treinador, entregou a paçoca em dose dupla e cedeu o 2 a 2. E ainda, no final, perdeu André, o seu, disparado, melhor meio-campista, apesar do numeroso e démodé fã-clube de Ganso não concordar.

Cássio, que fez dois milagres, e Fábio, que falhou no gol de Róger Guedes, também toram decisivos também. E, na ZL, nova igualdade leva aos pênaltis, o que farão os goleiros protagonistas do confronto e, pois, colocam o Corinthians em vantagem.

Outro fator que confere favoritismo ao Corinthians é o mando: campo e torcida fazem diferença, especialmente os corinthianos, e o Flu não conseguiu abrir vantagem quando tinha o Maracanã a seu favor.

Isso não quer dizer, óbvio ululante, que já passou Timão. Nem que o Flu seja totalmente zebra. Ao contrário da outra semifinal, em que a sobra rubro-negra é gigantesca, há disputa e algum equilíbrio.

Como Fernando Diniz é inimigo da volta olímpica e, narciso, tem por hábito manter a assinatura e não se adaptar às circunstâncias, a chance corinthiana de passar é maior do que faz crer a qualidade dos elencos.

Por outro lado, Vítor Pereira, que levou o Corinthians a ser eliminado pelo Flamengo já na ida da Libertadores ao cometer a insanidade de escalar Cantillo (que não é , nunca foi e nunca será volante) de 5 e ter a pachorra de deixar Fábio Santos no banco da avenida Lucas Piton, tem errado com frequência em jogos grandes. Da série "viva a memória", as duas escalações nas duas derrotas nos Dérbis do Brasileiro foram bizarras, inexplicáveis e injustificáveis!

Resumindo, a Fiel acredita no dinizismo para chegar à decisão. E o Flu tem motivos para apostar no VP para ser finalista! Como o VP já ganhou, não dá para negar que Diniz coloca o Corinthians como favorito. Se vai confirmar...

Registre-se que o Corinthians, que só venceu 1 dos 11 clássicos de 2022, desempenho ridículo, não ganhou ainda nada na temporada.

O Fluminense é o campeão carioca, título conquistado sob o comando de Abel Braga, com direito a exibições de gala nas decisões sobre o Flamengo do fraquíssimo Paulo Sousa.

Ganhe quem ganhar nesta quinta na Neo Química Arena, o finalista sabe que será azarão contra o Flamengo de Dorival Júnior. E, assim que a bola parar na minha ZL, seja nos 90 minutos ou após pênaltis, Ricardo Perrone e eu comandamos a Live do Corinthians no UOL Esporte.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram