Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ausência de Daniel Alves e presença de Pedro são as boas noticias de Tite

Colunista do UOL

09/09/2022 11h27Atualizada em 09/09/2022 11h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com o centroavante Pedro convocado e a chamada de Alex Telles para o lugar de Guilherme Arana (fora do Mundial por lesão) para a reserva de Alex Sandro na lateral esquerda, Tite anunciou a última lista antes da convocação para a Copa do Mundo com surpresas. Éverton Ribeiro, que já fez parte do elenco, parecia carta fora do baralho e, para a zaga, Bremer (Juventus) e Ibañez (Roma) foram novidades que chamaram a atenção.

Particularmente, não chamaria Matheus Cunha, reserva do Atlético de Madrid, e achei uma ótima notícia a não convocação do Vovô Olímpico Daniel Alves. Se não tem ninguém em condição de ser reserva de Danilo, é melhor mesmo não chamar ninguém e, em caso de necessidade, improvisar Militão ou Ibañez. Coutinho e Gabriel Jesus, que não foram chamados agora, acredito que estarão entre os 26 do Qatar. E pela lista ficou claro que Tite pode chamar mais zagueiros e deixar a lateral direita sem reserva da posição.

Como o atleticano Hulk, os palmeirenses Danilo e Raphael Veiga e o rubro-negro Gabigol não vivem as suas melhores fases, não há, desta vez, grandes reclamações e lamentações em relação às ausências de mais nomes que atuam no futebol brasileiro.

É verdade, no entanto, que muitos que foram chamados também não vivem o ápice da forma e outros, que agora jogam o fino, foram lembrados e se mantiveram no grupo mesmo quando estavam encostados e/ou em má fase em seus clubes europeus. Firmino é um exemplo!

Certamente, o barulho seria grande se o uruguaio Arrascaeta e o paraguaio Gustavo Gómez fossem brasileiros e não fossem lembrados por Tite.

Sem ter um time com talentos excepcionais no atacado como a França, atual campeã e a única que (no papel) sobra na turma, o Brasil vai chegar ao Qatar (como, aliás, sempre chegou) sob a desconfiança de parte da torcida, mas como uma das candidatas reais ao título ao lado das rivais tradicionais Argentina, Espanha, Alemanha e Inglaterra. Além de Portugal, querendo entrar para esse time.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram