Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Racista do Morumbi não foi preso porque não fez cartaz em apoio a Leônidas

Torcedor são-paulino foi filmado no Morumbi fazendo gesto racista para a torcida do Fluminense - Reprodução/Twitter
Torcedor são-paulino foi filmado no Morumbi fazendo gesto racista para a torcida do Fluminense Imagem: Reprodução/Twitter

Colunista do UOL

18/07/2022 09h53Atualizada em 18/07/2022 09h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São Paulo 2 x 2 Fluminense foi marcado por um lamentável caso de racismo, com um imbecil torcedor são-paulino trajando uma camisa preta feita em homenagem ao Diamante Negro Leônidas da Silva imitando macaco em direção à torcida do Fluminense.

Brindemos o óbvio ululante: Racismo não se combate com xenofobia. Canalhas racistas existem em todos os países e o Brasil também é um país racista. E racismo deve ser combatido em qualquer lugar e racista tem que ser preso independentemente da nacionalidade e do time de coração do criminoso. E mais: assim como acontece toda semana em campos da América do Sul, o racista agiu sem ser importunado pelos torcedores ao lado. São-paulinos do setor, como acontece em outros campos e países, lavaram as mãos ou se divertiram com a cena selvagem.

E tudo isso, que e absolutamente lamentável, triste e criminoso, não é o mais grave. O absurdo, embora não surpreendente, é que a PM-SP não faz absolutamente. nada. O vídeo é claro: há três policiais ao lado da cena, que passam sem incomodar o racista.

Para a PM-SP é isso: cartaz não pode, instrumento não pode, bandeira não pode, festa não pode. Faca no gramado, como em Barueri, está liberado; atirar sinalizadores e bombas no gramado e invadir o campo para agredir goleiro adversário, como na Vila, tudo normal. Agora, cartaz, não. Ah de uma criança corinthiana que leve uma cartolina externando seu amor por Cássio ou Mosquito.

Ou seja, a sorte do racista imbecil, que nem tem noção da camisa que vestia, é que ele agiu de forma criminosa e racista. Se ele estivesse com um cartaz homenageando Leônidas da Silva, seria sumariamente expulso do Morumbi pelas nossas otoridades. Parabéns aos envolvidos!

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.