PUBLICIDADE
Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palpites do Vitão da 15ª rodada do Brasileirão

Felipão e Abel Ferreira durante encontro na concentração do Palmeiras, em Caxias do Sul. No duelo entre campeões da Libertadores pelo Verdão, favoritismo é da equipe de Abel - Cesar Greco/Palmeiras
Felipão e Abel Ferreira durante encontro na concentração do Palmeiras, em Caxias do Sul. No duelo entre campeões da Libertadores pelo Verdão, favoritismo é da equipe de Abel Imagem: Cesar Greco/Palmeiras
só para assinantes
Vitor Guedes

Vitor Guedes é jornalista e professor universitário pós-graduado em Português, Língua e Literatura pela UMESP, autor do livro "Paixão Corinthiana", com passagens por Jovem Pan, Lance!, Site do Corinthians, BandNews FM, Agora São Paulo, FAPSP e UNG. Com Copas do Mundo, Mundial Libertadores, Brasileiros e dezenas de Paulistas no currículo, Vitor Guedes é 1977, pai do Basílio, ZL e, atualmente, é colunista do UOL Esporte e comentarista do Baita Amigos no Bandsports

Colunista do UOL

01/07/2022 04h00

Como já garantiu a classificação às quartas de final da Libertadores já na ida, com o 3 a 0 sobre o Cerro Porteño no Paraguai, o líder Palmeiras pode e deve escalar força máxima contra o Athletico-PR, rival que, como o vice-líder Corinthians, Flamengo, Atlético-MG e Fortaleza, precisa dividir a força com a volta do mata-mata continental.

A tendência é a de que, com exceção do Palmeiras, que pode abrir vantagem, a tabela de classificação do interminável Campeonato Brasileiro de pontozzz corridozzz fique ainda mais embolada e achatada.

Palpites

Fluminense 2 x 0 Corinthians

O Flu se preparou exclusivamente para a partida e conta com os fatores campo e torcida; o Corinthians, dizimado por desfalques, tenta juntar os cacos para unir 11 para enfrentar o Boca Juniors, na terça, pela Libertadores, e, neste sábado, Vítor Pereira vai ter que fazer um catado de "miúdos" para levar ao gramado. Favoritismo total do Tricolor. Logo após a partida, Ricardo Perrone e eu comandamos a Live do Corinthians no UOL Esporte.

Juventude 0 x 1 Atlético-MG

Como largou atrás, o Galo, se não quiser sair da briga pelo título precocemente, não pode se dar ao luxo de deixar pontos em Caxias do Sul. E o Juventude, em casa, também precisa pontuar na inglória luta contra a degola.

Santos 1 x 1 Flamengo

O Peixe conta com o alçapão da Vila Belmiro para equilibrar as ações contra o Flamengo. Dorival Júnior, a exemplo do atleticano Turco Mohamed, não está em situação de poder poupar todo mundo só para a Libertadores.

Ceará 2 x 1 Inter

Bem na Sul-Americana, o Vozão precisa da vitória para abrir uma folga do Z4. Já o Colorado, que foi mal no meio de semana e se complicou no secundário torneio continental, pode, em caso de vitória combinada com (prováveis) tropeços de Corinthians e Athletico-PR, assumir a vice-liderança.

Palmeiras 2 x 0 Athletico-PR

Em casa, contra um Athletico-PR que terá uma parada indigesta no Paraguai contra o Libertad na sequência, a tendência é o Palmeiras fazer o dever de casa e abrir oito pontos para o time de Felipão.

Avaí 1 x 0 Cuiabá

Até aqui, o time catarinense faz tudo certo para quem não quer correr risco de queda, e o Cuiabá está, até agora, no caminho de volta à Série B. Em Floripa, o favoritismo é da equipe de Barroca.

Atlético-GO 1 x 1 São Paulo

Muito bem na Sul-Americana e com chances reais de eliminar o Palmeiras na Copa do Brasil, o São Paulo não tem conseguido deslanchar no Brasileirão. Para piorar, o campeão goiano tem se mostrado um osso duro de roer em seus domínios.

América-MG 2 x 1 Goiás

No confronto direto contra a degola, os fatores campo, torcida e elenco conferem leve favoritismo à equipe de Mancini em relação ao time de Jair Ventura.

Coritiba 1 x 0 Fortaleza

O campeão paranaense precisa voltar a vencer em casa para estancar a queda livre na tabela, e o lanterna Fortaleza, dividindo as atenções com Copa do Brasil e Libertadores, tem deixado claro que não está aguentando a maratona.

Red Bull Bragantino 2 x 0 Botafogo

Após os fiascos no Paulista, na Libertadores e na Copa do Brasil, o Bragantino tem obrigação de jogar mais bola e acender na tabela do Brasileiro. O Botafogo, apesar de bons momentos, como nas vitórias sobre Flamengo, São Paulo e o triunfo épico contra o Inter, é muito instável e pouco confiável.

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram.

Quem mandou matar Marielle? E por quê?

Justiça para Dom Phillips e Bruno Pereira!