Topo

Vitor Guedes

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

VP encontra a direção: Du Queiroz e Maycon têm de ser a base do Corinthians

Colunista do UOL

16/04/2022 21h07Atualizada em 17/04/2022 11h43

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A dupla Du Queiroz e Maycon têm de ser mantida! Já que não tem um "5" padrão Rincón, é melhor escalar dois "8" para a função do que sobrecarregar um deles...

Róger Guedes, o autor dos três gols (este colunista jamais cometerá o colonialismo brega e afetado de grafar o horroroso "hat-trick") no 3 a 0 do Timão sobre o Avaí, foi o craque do jogo fazendo as vezes de Willian, partindo da ponta esquerda.

Acabaram as dúvidas, se é que um dia elas existiram, que o ex-123 Róger Guedes, que não gosta de jogar de "9", rende mais dublando Willian. E foi ao receber na ponta esquerda que o atacante carregou, invadiu a área e ampliou para o 2 a 0. "Foii meu primeiro jogo na ponta no ano, onde eu tinha pedido para jogar e eu pude ajudar", declarou o jogador, na saída para o intervalo.

O primeiro gol, no entanto, logo aos 8 minutos de jogo, e o terceiro, já no segundo tempo, foram gols típicos de "9", com Róger Guedes escorando livre na área, aproveitando o espaço aberto pela movimentação de Júnior Moraes.

Resta saber se Róger Guedes está disposto a se adaptar e mostrar essa vontade e esse faro de gol quando for escalado para fazer a função desempenhada por Júnior Moraes contra o Avaí porque não há dúvida, atuação de gala de Róger Guedes à parte, de que Willian é mais jogador.

Voltando à base tática da vitória, a dupla de volantes formada por Du Queiroz e Maycon não pode mais ser desfeita! Já tinha ficado muito claro no 3 a 1 sobre o Botafogo que o futebol de ambos crescem quando escalados juntos.

Também ficou evidente que, sem Paulinho, que sobrava, ninguém fica sem função com Renato Augusto fechando a trinca da meiúca.

O gol inaugural de Róger Guedes, típico de centroavante, foi fruto de uma arrancada de cinema de Du Queiroz, jogada que jamais teria acontecido se Du fosse o único marcador do meio e, pois, não tivesse liberdade para avançar... E a jogada-homenagem foi aos 8 minutos, "8" imortalizado por Rincón.

Aos poucos, Vítor Pereira, que não é burro, rendeu-se aos fatos e às obviedades: não há futebol intenso com um time formado só por veteranos! Não há futebol competitivo sem combate, marcação e competição pela bola no meio-campo! Vale lembrar que Sylvinho teve 8 meses e 43 jogos e não conseguiu entender isso...

É claro que o Avaí, a exemplo do Botafogo, não é parâmetro definitivo para nada. Mas os sinais estão aí...E precisam ser levados em conta nos times que duelarão contra Palmeiras e Boca Juniors. Antes, contra a Portuguesa-RJ, pela Copa do Brasil, há espaço para mais experiências e rodagem do elenco.

Contra o Avaí, Vítor Pereira promoveu a estreia do lateral direito Rafael Ramos formando a linha de quatro com os jovens João Victor, Raul e Piton. Além de Róger Guedes, Adson e Júnior Moraes ganharam oportunidade no ataque. E, no meio, como supracitado, Maycon e o desgastado Renato Augusto ganharam a companhia de Du Queiroz, que entrou no lugar de Paulinho. No segundo tempo, Giuliano voltou na vaga de Renato.

Na Libertadores e nos grandes jogos da longa temporada, com todos em forma e descansados, Fagner e Willian, poupados ontem, têm lugar garantidos. Já Gil, Paulinho, Giuliano, Jô e Fábio Santos, dependendo da necessidade, podem continuar como opções de banco...

Falta resolver a questão do 9. Ou uma forma de jogar sem 9. Jô não entrega mais o que já entregou, O também veterano Júnior Moraes não é o centroavante dos sonhos. Se Róger Guedes, que não gosta de jogar pelo meio, se render...

VP, que melhorou o futebol de Mantuan e Raul, ganha muito bem para pensar em uma solução.E Róger Guedes, que também ganha bastante, tem tempo e idade para mostrar que pode jogar bem também em outra posição.

Será um desperdício enrome se o camisa 9 só jogar bem quando Willian for poupado, mas isso depende muito mais do próprio Róger Guedes do que do próprio VP. E na ponta direita, Mantuan, poupado ontem, entrou muito bem...

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É nóis no UOL!

Veja:

E me siga no Twitter e no Instagram