Topo

Tales Torraga

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

'Vocês são boxeadores?': Como o Boca reagiu ao soco de Benedetto em colega

Benedetto, do Boca Juniors, foi o grande vilão da eliminação argentina diante do Corinthians na Libertadores - Stringer/Anadolu Agency via Getty Images
Benedetto, do Boca Juniors, foi o grande vilão da eliminação argentina diante do Corinthians na Libertadores Imagem: Stringer/Anadolu Agency via Getty Images

Colunista do UOL

16/08/2022 07h10Atualizada em 16/08/2022 11h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A troca de socos entre Darío Benedetto e Carlos Zambrano, zagueiro do próprio Boca Juniors, segue dando muito o que falar na Argentina. O clube ainda não anunciou a punição, mas é bem provável que ambos sejam afastados do elenco pelas próximas três partidas. Do próximo compromisso, pelo menos, contra o Rosario Central, amanhã (17), na Bombonera, é praticamente certo.

A coluna traz agora o "dia seguinte" e os desdobramentos da briga na Argentina.

Cuide do seu

A TV TyC Sports reproduziu o diálogo que levou Benedetto a agredir Zambrano no intervalo do 0 a 0 entre o Boca e o Racing pelo Campeonato Argentino, anteontem (14).

Segundo a emissora, o atacante lamentou que o zagueiro "não dava um pontapé em ninguém", ao que o peruano respondeu que "ele não fazia um gol em ninguém para cobrar os colegas".

Benedetto, que ia à frente no túnel que dava acesso ao gramado, virou e acertou Zambrano, que demorou a revidar —quando o fez, arranhou o pescoço do atacante, não devolvendo os golpes. Ambos foram contidos pelos colegas e por policiais.

zam - Marcelo Endelli/Getty Images - Marcelo Endelli/Getty Images
Carlos Zambrano, do Boca Juniors, durante partida contra o Racing
Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Jogando normalmente

Foi motivo de muita discussão na Argentina se ambos deveriam voltar ou não para o segundo tempo.

Para muitos no país, a inclusão dos dois na segunda metade ocorreu porque o técnico Hugo Ibarra é um interino que acaba de se efetivado, depois da saída de Sebastián Battaglia. Um treinador mais experiente sacaria tanto Benedetto quanto Zambrano.

Para Cai Aimar, ex-técnico do Boca, hoje comentarista da ESPN, a decisão de Ibarra foi a correta. "O planejamento para o jogo prossegue, e o problema se resolve depois, durante a semana. Havia também a possibilidade de os dois [Benedetto e Zambrano] ficarem sozinhos no vestiário e aí sim terminarem de se agredir."

roman - GettyImages - GettyImages
Riquelme hoje é vice-presidente do Boca
Imagem: GettyImages

'Vocês são boxeadores?'

Sabendo do ocorrido, Juan Román Riquelme, vice-presidente de futebol do Boca, que não estava no Cilindro de Avellaneda, pegou sua camionete e foi até a concentração do clube, que permaneceu no hotel onde tradicionalmente se hospeda no bairro de Puerto Madero. Ontem (15) foi feriado em Buenos Aires.

O ídolo se reuniu com todo o elenco à 1h e fez pesadas críticas, falando em "limite ultrapassado", "falta de respeito com a história do clube e com a torcida", prometeu punições e terminou com a frase que hoje ocupa a capa do diário "Olé": "Vocês são jogadores de futebol, certo? Ou vocês são boxeadores?".

Benedetto pediu desculpas, e Zambrano aceitou.

Basta de Benedetto

Quem foi duríssimo nas considerações ao comportamento do atacante foi o ex-volante Cristian Traverso, hoje comentarista da TyC Sports.

O campeão da Libertadores e do Mundial com o Boca não teve meias palavras: "Eu, se sou o Zambrano, fico pensando a que horas vou devolver o murro na cara do Benedetto. Ele já me cansou, estou cansado dessas desculpas dele".

"Pode fazer 50 gols por ano, se faz isso com um companheiro, não serve. Não serve, irmão. Quem me garante que o Zambrano não vai devolver uma bem dada durante um treinamento? Não dá para trabalhar assim", disparou Traverso, que é amigo de longa data de Riquelme.