Topo

Tales Torraga

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Combativo, Vélez fará semifinal muito dura com o Flamengo

O Vélez Sarsfield volta às semifinais da Libertadores após 11 anos (Foto: assessoria/Vélez Sarsfield)  -
O Vélez Sarsfield volta às semifinais da Libertadores após 11 anos (Foto: assessoria/Vélez Sarsfield)

Colunista do UOL

11/08/2022 06h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Aconteceu o que se previa. Como imaginamos ainda no começo de julho, o Vélez Sarsfield será o adversário do Flamengo na semifinal da Libertadores.

Há sim uma diferença considerável de elenco, e o Flamengo é o franco favorito para chegar à sua segunda decisão seguida, mas convém respeitar demais o Vélez desde já.

Será o confronto "do poder [do Fla] contra o suor [do Vélez]", como definiu ontem (10) à noite a Rádio La Red, de Buenos Aires.

O clube portenho levou a campo ontem na vitória por 1 a 0 sobre o Talleres em Córdoba a sua grande virtude nos matas-matas: um apetite absurdo em cada jogada, brilhando naquilo que os argentinos tradicionalmente apreciam em seu "campo de batalha".

É um Vélez que representa bem outro trocadilho bastante repetido na Argentina. É um primor de "futebol arte".

"Arte marcial", claro.

oso - GettyImages - GettyImages
Vélez vence Talleres e pega o Flamengo nas semis da Libertadores
Imagem: GettyImages

Dividida até com a cabeça

A proposta do técnico "Cacique" Medina ontem em Córdoba foi trancar o time em duas linhas de quatro bem formadas na defesa e no meio-campo. O Vélez se desfazia da bola e dava um "estourão" para lutar na dividida e nos constantes choques dos atacantes Janson e Orellano contra os zagueiros do Talleres.

O ponto alto, mas muito alto mesmo, foi Lucas Pratto. Na opinião da coluna, ele fez ontem sua melhor partida na carreira desde os gols pelo River nas decisões contra o Boca em 2018.

Fez jus ao apelido de "Urso", dando pontapés e lutando pelas bolas com uma insanidade toda peculiar para um jogador com seu físico (1,87 metro e 91 quilos). Ajudou demais o esquema de Medina, atuando como armador. Desarmou e ofereceu as bolas precisas que tanto ameaçaram o Talleres nos contra-ataques.

ole - Reprodução - Reprodução
'A vida é bela', é o trocadilho do jornal argentino Olé de hoje
Imagem: Reprodução

Outro destaque deste Vélez que vai encarar o Flamengo é a total falta de enfeite.

Ontem em Córdoba se viu uma aula de seriedade. O bom lateral-direito Jara foi outro exemplo. No melhor estilo "bola para o mato que o jogo é de campeonato", isolou sempre para onde o nariz apontava, mas jamais perdendo um duelo.

(Outra comparação precisa que circula na Argentina é que o Flamengo vai precisar de serenidade para superar a seriedade do Vélez.)

Quem também brilhou nos combates foi o ótimo zagueiro Valentín Gómez, de apenas 19 anos, que ainda no primeiro tempo foi com a cabeça para dividir uma bola com um atacante do Talleres que usava o pé.

É um Vélez mesclado entre jovens e experientes e de ótimo aproveitamento das divisões de base.

Impossível chamá-los de promessas. Já são realidades. Com 19 anos, o zagueiro Gómez e o volante Máximo Perrone, e o atacante Julián Fernández, autor do gol, de 18, são jogadores que vão encarar esta semifinal com o Fla como o jogo de suas vidas.

Para o Fla, será um degrau a mais em busca do objetivo que alcançou, por exemplo, no ano passado. Para o Vélez, será o portal para a façanha de um clube que está em sua primeira semifinal desde 2011 (perdeu para o Peñarol) e que busca sua primeira decisão desde 1994 (foi campeão em cima de um São Paulo que também era favorito, como o Fla é agora).

Há, porém, grande dúvida sobre como o Vélez vai receber o Flamengo depois do bárbaro massacre aos visitantes do Talleres na semana passada. O primeiro jogo será em Buenos Aires, no dia 30 ou 31 de agosto, com a volta no Maracanã em 6 ou 7 de setembro.

A Conmebol fez um duro relato sobre o que aconteceu no Estádio José Amalfitani, mas ainda não anunciou se haverá sanção.

Será merecido. Quem também merece punição é o técnico Alexander "Cacique" Medina, que ontem trocou empurrões com os atletas do Talleres. Ele já havia dado um pontapé em um jogador do Godoy Cruz pelo Campeonato Argentino.

O Flamengo tem muito mais time, mas vai precisar de técnica e paciência para furar a retranca e murchar o entusiasmo do Vélez.

O adversário do Fla já provou seu espírito "copeiro" nas duas séries anteriores e vai exigir enorme cuidado.

A proposta do Vélez será uma só: o jogo duro. Perceber como o Flamengo vai desarmar esta tentativa será a chave do encontro.