Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Marlon Freitas: visão precisa do Botafogo para encorpar o meio-campo

Colunista do UOL

25/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ele chegou para o setor de maior concorrência dentro do elenco do Glorioso hoje. Marlon Freitas terá que disputar espaço com Tchê Tchê, Gabriel Pires, Patrick de Paula, Danilo Barbosa, Del Piage, e mais a frente, Kayque. Todos bons jogadores, mas nenhum deles com o mesmo nível de regularidade em ótimo nível demonstrado pelo ex-volante do Atlético Goianiense nas últimas temporadas.

Se conseguir repetir a influência positiva que teve no Dragão entre 2020 e 2022, certamente dividirá o protagonismo do setor de meio-campo com Lucas Fernandes, que tem tido desempenho confiável no alvinegro. Foram 163 jogos pelo clube goiano, 15 gols marcados, 16 assistências. Basicamente uma contribuição direta para gol a cada cinco jogos. Nada mal para um volante.

Isso sem contar o peso que tinha para que o time funcionasse ofensivamente. Marlon Freitas é um ''8'' típico do futebol de hoje. Articula na primeira linha de meio-campo com bons passes, principalmente em inversões e bolas em profundidade para os laterais e pontas, mas também se projeta em infiltrações na área. Finaliza com precisão e contribui com assistências. Tem força física e técnica para a demanda atual.

Por não ser um exímio marcador, não funciona tão bem como primeiro homem de meio-campo, por mais que já tenha sido utilizado assim em diversos momentos da carreira. Não deixa de marcar, mas não é a sua principal característica. Outro ponto relevante é a personalidade. Muito ativo em campo na comunicação com os companheiros e a arbitragem. Capitão do Atlético durante um bom tempo.

01 - Fonte: Wyscout - Fonte: Wyscout
Alguns dados de Marlon Freitas em 2022
Imagem: Fonte: Wyscout

Foi em Goiânia que a carreira começou a deslanchar. Titular em 88% dos jogos. Teve esse status desde que chegou, em janeiro de 2020, e só perdeu espaço com o iminente fim de seu contrato. Já tinha um acordo firmado com o Botafogo e, a partir de setembro, começou a ser barrado. A saída dele, inclusive, foi determinante para uma queda ainda maior do Dragão, o que sacramentou o rebaixamento para a Série B.

Marlon foi revelado pelo Fluminense. Antes de estrear pelos profissionais do clube, passou por dois empréstimos. Defendeu o Fort Lauderdale Strickers, de divisões inferiores dos Estados Unidos, e o STK Samorin, da Eslováquia, na época uma ''filial'' do Tricolor na Europa. Chegou a ter um período como titular do Fluminense em 2017, com Abel Braga no comando, mas nunca agradou em cheio por lá.

Tanto que foi emprestado para o Criciúma na metade de 2018. Jogou uma Série B quase toda como titular. O Tigre não fez uma boa campanha, mas o desempenho dele despertou o interesse do Botafogo de Ribeirão Preto. Já em 2019, no interior de São Paulo, começou a se desenvolver como protagonista de uma equipe. O ''Botinha'' fez uma campanha acima das expectativas e o Dragão o contratou.

Aos 27 anos, Marlon Freitas chega ao Botafogo num momento de crescimento e maturidade dentro de campo. Tem tudo para se transformar em um dos pilares do time de Luís Castro em pouco tempo.