Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Radar do Furacão recruta mais um jovem: Arriagada

Colunista do UOL

24/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se há um clube brasileiro atento a boas oportunidades de compra de jovens valores, este é o Athletico Paranaense. O histórico recente fala por si só, e isso vem fazendo com que o rubro-negro tenha retornos esportivos e financeiros. A mais nova cartada é o atacante chileno Luciano Arriagada.

A importância de estar ''vivo'' na observação de campo e de bastidores se reflete da seguinte forma. Arriagada veio sem custos de multa rescisória ao clube brasileiro. Era jogador do Colo-Colo, chegou a estar no elenco da seleção chilena que disputou a Copa América de 2021, mas não firmou um acordo para renovar com o ''Cacique'' e assinou pré-contrato com o Athletico em agosto do ano passado.

Está há mais de seis meses sem entrar em campo, e certamente precisará de tempo para readquirir a forma física e o ritmo de jogo. É a primeira vez que sai de seu país para atuar por outro clube, o que também demanda atenção sobre sua adaptação ao Brasil. Num médio prazo, porém, deve começar a dar o retorno esperado se aprimorar alguns pontos.

Até não ser mais relacionado, a partir de julho, Arriagada não era titular do Colo-Colo. Fez apenas dois jogos oficiais em 2022, em ambos saindo do banco de reservas. Já em 2021, contabilizou 13 partidas, uma como titular, e balançou as redes duas vezes. Nesta mesma temporada atuou pouco mais de 20 minutos no empate do Chile com o Uruguai, na Copa América disputada no Brasil.

01 - Fonte: Wyscout - Fonte: Wyscout
Números de Luciano Arriagada na curta carreira que tem até aqui
Imagem: Fonte: Wyscout

Em 2020, ano de sua promoção aos profissionais, já tinha feito quatro jogos e marcado um gol. Arriagada é um atacante central, mas não fica fixo na área. Tem o perfil de buscar movimentos para receber nas costas dos volantes e distribuir para os pontas, tabelar com os meias. Atuar de frente, enfiar passes em profundidade.

Apesar da boa estatura e do espírito de luta em campo, não se trata de um atacante com um pivô de destaque, não fica tão confortável ao receber a bola de costas para a meta. Na sequência, busca o movimento de ataque à área.

Faz bem as diagonais entre os zagueiros para receber em profundidade, tem explosão em distâncias curtas, mas não é rápido em sprints mais longos. Perdeu velocidade com o aumento de estatura e o ganho de massa muscular que teve nos últimos dois anos.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Flutuar na faixa central, entre a defesa e o meio adversário, é assim que Arriagada costuma se comportar
Imagem: Rodrigo Coutinho

Pode melhorar o ''primeiro toque'' na bola e aumentar seu repertório de dribles para potencializar a característica de transitar em regiões tão congestionadas do gramado, aumentar o índice de acerto nas tomadas de decisão. Um ponto a ser atacado pela comissão técnica rubro-negra.

É destro e não usa tanto a perna esquerda. Tem uma atitude sempre participativa. Auxilia bastante e de forma agressiva na marcação, seja em pressões pós-perda no campo de ataque ou nos movimentos de subida de marcação. Possui boa técnica de finalização para tirar a bola do raio de ação do goleiro ao receber de frente para a baliza.

O time sub-23 do Furacão, que tem muitos minutos pelo Campeonato Estadual, é uma boa ferramenta para começar a desenvolver Arriagada e repetir o sucesso de algumas contratações de custo baixo do clube nos últimos anos.