Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

No retorno do United, destaques da Copa seguem rotina de alto nível

Colunista do UOL

21/12/2022 19h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Manchester United está classificado para as quartas de final da Copa da Liga Inglesa. Os Red Devils bateram o Burnley por 2x0. Eriksen e Rashford balançaram as redes. O atacante inglês, Casemiro - que jogou muito bem na zaga - e Bruno Fernandes, de novo o maestro do time, foram as referências técnicas em campo. Peças fundamentais para o triunfo.

Escalações

Erik ten Hag, como de praxe na Copa da Liga, escalou Dúbravka no gol. De Gea ficou no banco. Diogo Dalot não pôde atuar e Wan-Bissaka compôs a lateral-direita. Maguire foi outro a ficar de fora, assim como Varane. Casemiro fez a zaga com Lindelof. Fred e Antony iniciaram no banco de reservas. Pelo Burnley, o brasileiro Vitinho, lesionado, não foi relacionado por Vincent Kompany

Bola rolando

O 1º tempo provou o motivo de o Burnley ter uma situação muito bem encaminhada na Championship para retornar a elite do futebol inglês na próxima temporada. Com exceção do espaço dado nas costas do meio-campo ao subir o bloco de marcação, foi um time organizado e corajoso. Com a bola, variou ligações diretas para os atacantes correram nas costas da defesa com passes no pivô para Barnes.

É verdade que a produção ofensiva não foi extensa. Fruto também da disparidade técnica entre os dois times, mas nos momentos em que os donos da casa relaxaram um pouco, os visitantes incomodaram. Isso aconteceu, sobretudo, com Benson, o canhoto que joga na ponta-direita. Ele obrigou Dúbravka a fazer grande defesa em chute da entrada da área, e mandou na rede pelo lado de fora um pouco antes.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Manchester United e Burnley iniciaram o duelo válido pelas oitavas de final da Copa da Liga Inglesa 2022-2023
Imagem: Rodrigo Coutinho

A esta altura o United já vencia. Bruno Fernandes era o jogador mais produtivo do time. A busca por encontrá-lo nas costas dos volantes era incessante. Rashford também era buscado desta forma no ''meio-espaço'', pela direita, e Eriksen vinha de trás com McTominay para que a troca de passes fosse estabelecida no campo de ataque. Casemiro encaixava ótimos passes para iniciar as jogadas. Muito bem como zagueiro!

O Burnley até tentou fazer uma ''meia-pressão'' na saída de bola, mas teve pouco êxito. Já os Red Devils, mesmo sem pressionar sempre, conseguiram forçar erros e levaram perigo na sequência. Martial quase fez dois gols assim, mas parou no bom goleiro Peacock-Farrell. Garnacho também perdeu ótima chance.

Em uma linda jogada trabalhada aos 27 minutos, Bruno Fernandes fez um lançamento primoroso para Wan-Bissaka nas costas de Gudmundson, ele cruzou de primeira, e Eriksen chegou como ''elemento surpresa'' na área para marcar. Lance milimetricamente ensaiado.

02 - MUFC - MUFC
Casemiro em ação no jogo contra o Burnley pela Copa da Liga Inglesa
Imagem: MUFC

Precisando de ao menos um gol na 2ª etapa, o Burnley se instalou ainda mais no ataque e deu espaços para os contragolpes dos anfitriões. McTominay chegou perto de marcar aos cinco minutos, mas Rashford não falhou logo depois. Arrancou desde o campo de defesa, invadiu a área, driblou dois, e bateu cruzado para ampliar o placar.

Os visitantes seguiram impetuosos e assustaram com Barnes e Churlinov, que havia acabado de entrar. Antony também foi ao gramado, mas demorou a se encontrar. Errou algumas jogadas simples e levou um cartão amarelo antes de finalizar com perigo aos 38'. Casemiro só pecou em uma saída de bola no fim do jogo. De resto, esteve impecável protegendo a área e nas decisões com a bola no pé em saídas para o jogo.

A vitória do United foi a décima em uma sequência de 14 jogos depois da goleada sofrida para o rival Manchester City em outubro. Vive uma crescente na temporada.