Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gvardiol bailou com Messi, mas foi o melhor zagueiro da Copa

Colunista do UOL

22/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ''zagueiro mascarado'' croata Josko Gvardiol assombrou com a excelente Copa do Mundo que fez. Foi certamente o melhor de sua posição entre todos os atletas e provavelmente deixará o RB Leipzig, seu atual clube, em breve. Um lance icônico, porém, entrou para a história dos Mundiais. A perseguição a Messi no terceiro gol argentino na semifinal retratou o que pode lhe atrapalhar na carreira.

Gvardiol não é exatamente um zagueiro lento. Consegue alcançar uma velocidade competitiva em linha reta, mas demora para isso e tem dificuldade quando precisa mudar de direção. Certamente é o único defeito dentro do que pode oferecer. Isso torna-se um problema quando olhamos para uma de suas principais virtudes: a qualidade com a bola.

Presume-se que um zagueiro que tenha a capacidade dele na construção, seja em passes longos, curtos, médios, inversões ou em progressão com a posse, atue muitos metros longe da área, o que pode não ser o melhor cenário. Resolver a ''equação'' é uma questão para a continuidade de uma carreira que está apenas começando.

Profissional no Dinamo Zagreb aos 17 anos e prestes a completar 21, ele não é nenhuma novidade entre os nomes mais cobiçados do mercado. É titular há dois anos em um clube importante da liga alemã e até gol no Real Madrid já fez em Champions League. Certamente solucionar essa antítese já está sendo pensado.

01 - Fonte: Wyscout - Fonte: Wyscout
Os números de Gvardiol na Copa do Mundo 2022
Imagem: Fonte: Wyscout

Não que possa sepultar a carreira de alguém. O problema é que ele acaba se tornando dependente de uma linha defensiva que não jogue tão exposta. A Croácia teve momentos de subida de marcação em basicamente todos os jogos do Mundial. No RB Leipzig de Marco Rose essa é também uma constante, mas quando a pressão é vazada Gvardiol sofre para proteger as costas.

Mesmo assim, terminou o Mundial como o líder de interceptações. 50 ao todo, 11 a mais do que Nathan Aké, o vice-líder. Foi também, ao lado do marroquino Amrabat, quem mais se envolveu em duelos defensivos: 68 em sete jogos. Venceu 72% deles. O primeiro entre os jogadores que fizeram sete partidas na Copa do Mundo. Dados brutais e esclarecedores sobre o seu desempenho.

O scout de passes verticais também impressiona. Só ficou abaixo do craque de sua seleção, Modric, no ranking. Deu 70 passes desta forma contra 87 do camisa 10. Teve o ótimo índice de 84% de acerto.

Tanta qualidade já está sendo observada de perto por diversos clubes maiores do que o RB Leipzig no cenário europeu. Um deles é o Chelsea, que prepara uma investida para levá-lo como substituto de Thiago Silva. O brasileiro tem contrato até junho de 2023 e ainda não renovou. Se conseguir ser um defensor mais ágil nas mudanças de direção, Gvardiol sobe ainda mais o seu nível de projeção.