Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quem é quem na disputa por vagas da seleção no Qatar

Colunista do UOL

29/03/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A pouco menos de oito meses para o início da Copa do Mundo de 2022, a seleção brasileira disputa logo mais seu confronto pela última rodada das Eliminatórias ao encarar a Bolívia, em La Paz. Com números impecáveis e desempenho oscilante, já é possível cravar, salvo alguma lesão ou problema disciplinar, boa parte do grupo que tentará o hexa no Qatar. Mas e as vagas restantes? Quais são os mais cotados?

A FIFA ainda não definiu se manterá o número de 23 atletas convocados por seleção. Em virtude da pandemia de covid-19, há a possibilidade do aumento para 26 vagas, o que facilitaria bastante a definição da lista. Vamos, porém, trabalhar com a quantidade tradicional dos últimos Mundiais e tentar entender a cabeça de Tite e da sua comissão técnica neste momento.

01 - Pedro Martins/CBF - Pedro Martins/CBF
Tite durante treino da seleção brasileira na Granja Comary
Imagem: Pedro Martins/CBF

Goleiros

Não há tanta novidade! Alisson e Éderson estão entre os principais arqueiros do Mundo. Estabelecidos em equipes de alto nível no futebol europeu, dinâmicos, e totalmente adaptados às demandas do esporte atualmente. Devem disputar a titularidade até lá, com vantagem para o camisa 1 do Liverpool.

Weverton é unanimidade também. Certamente é o goleiro mais regular atuando em solo brasileiro nos últimos anos. Também sabe jogar com os pés, possui bom posicionamento, velocidade de reação, e gestos técnicos corretos. Santos e Éverson correm por fora, mas é difícil superar Weverton neste momento.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Não há muitas dúvidas entre os goleiros da Seleção
Imagem: Rodrigo Coutinho

Laterais-direitos

Da forma que Tite vem utilizando os jogadores desta posição, é possível cravar que Danilo e Daniel Alves serão os nomes escolhidos. Eles sempre atuam por trás da linha da bola, têm papel de construção e chegam muito menos à linha de fundo do que se espera no senso comum. Ambos sabem fazer esse trabalho.

Danilo é o favorito para ser titular pela segurança defensiva. Já foi um dos elementos de uma ''saída de três'' na Seleção. Joga de zagueiro, por vezes, na Juventus. Dani voltou ao Barcelona, sabe como poucos fazer esse papel de ''lateral articulador'', que ataca como um meio-campista, sabe a hora de acelerar e pausar as jogadas. Terá 39 anos no Mundial, mas vem dando demonstrações que pode chegar bem em novembro.

Emerson Royal, do Tottenham, poderia brigar, mas está longe do nível demonstrado pela dupla e tem características de atacar mais o ''corredor externo'' do campo, avançar bem aberto. Ainda não é o momento para ele na seleção.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Danilo e Dani Alves são muito favoritos para a lateral-direita do Brasil na Copa
Imagem: Rodrigo Coutinho

Zagueiros

No miolo da defesa temos a certeza de três nomes. Todos os zagueiros de alto nível no futebol europeu. Thiago Silva e Marquinhos devem formar novamente a dupla titular numa Copa. Precisos, firmes nos combates, ótimos no jogo aéreo e na construção ofensiva. A sombra é Éder Militão, outro garantido na lista, que se estabeleceu ao evoluir demais no Real Madrid.

Militão é uma opção de mais velocidade, mas ainda não atingiu o nível de precisão de Marquinhos e Thiago, por isso está um pouco abaixo. A ''quarta vaga'' terá uma briga muito boa nos próximos meses. O principal candidato a ela era Lucas Veríssimo, mas a grave lesão sofrida em novembro do ano passado, no joelho direito, deve tirá-lo do páreo.

Gabriel Magalhães, zagueiro canhoto e estabelecido no Arsenal, parece ser o favorito do momento. Felipe, do Atlético de Madrid, vem logo atrás. Léo Ortiz e Nino são algumas opções do futebol brasileiro consideradas por Tite, assim como Rodrigo Caio, mas este não tem conseguido sequência por problemas físicos.

05 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Trio de zagueiros de alto nível certamente estará no Catar. Sobra uma vaga
Imagem: Rodrigo Coutinho

Laterais-esquerdos

É um dos setores mais abertos do elenco. Parece óbvio que Alex Sandro será convocado. O lateral da Juventus entrega muita competitividade, força na marcação, leitura tática e potência para avançar. Tecnicamente está abaixo dos principais nomes desta posição na história da seleção, mas será chamado.

Renan Lodi era uma grande aposta em determinado momento deste ciclo, mas falhou na final da Copa América, oscilou no Atlético de Madri, e ainda deixou péssima impressão ao não se vacinar contra a covid-19 no período certo. Não está descartado, mas parece difícil cotá-lo neste momento.

Alex Telles e Guilherme Arana estão à frente. O primeiro é titular do Manchester United e deu boas respostas quando acionado. É mais maduro taticamente em comparação ao lateral do Galo e cruza muito bem. Consegue se encaixar no perfil que Tite vem esperando dos laterais, algo mais aliado à construção na faixa intermediária do campo.

Arana está ''voando'' no Atlético Mineiro. Tite o conhece muito bem, mas pesa contra o fato de viver um ambiente competitivo de nível inferior ao de Alex Telles por jogar na América do Sul. Chuta muito bem de fora da área, é agressivo no ataque e inventivo. Está na briga!

06 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Cenário mais aberto na lateral-esquerda
Imagem: Rodrigo Coutinho

1º Volante

O famoso ''camisa 5''! Casemiro é o dono da função! Um dos principais nomes do Mundo em proteger a entrada da área, cobrir espaços na última linha de defesa e contribuir na saída de bola. Fabinho é outro nome que parece certo. Mesmo devendo na Seleção, joga em alto nível no Liverpool. Se impõe no meio.

Há a possibilidade de Tite levar algum jogador que saiba fazer esta função e também atue um pouco mais adiantado, como um dos meias à frente deste ''camisa 5'' ou ''segundo homem de meio-campo'' quando o 4-4-2 é utilizado. Bruno Guimarães surge como nome mais forte neste sentido. Vem crescendo na Europa.

Arthur, da Juventus, e Douglas Luiz, do Aston Villa, vêm logo atrás. A escolha será pautada na característica que a comissão técnica sentir necessidade. Até Allan, do Everton, não pode ser descartado. Há também a chance de não abrirem espaço para essa vaga, já que Fred certamente estará na lista e pode fazer a função de ''5'' numa emergência.

5 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Casemiro e Fabinho só não vão pra Copa se tiverem alguma lesão
Imagem: Rodrigo Coutinho

Meias

Aqui entende-se como meias os jogadores que atuam à frente de Casemiro no setor de meio-campo quando o 4-1-4-1 é o esquema adotado. Fred e Lucas Paquetá encabeçam a lista de garantidos. Foram titulares em grande parte do ciclo e oferecem a dinâmica esperada por Tite no setor. Não são jogadores iguais, mas manejam bem a bola e auxiliam na marcação.

É interessante observar que a comissão técnica brasileira opta por perfis complementares nesta faixa do campo. Um dos meias articula mais e o outro possui mais capacidade de chegada na área. Philippe Coutinho vem se recuperando e o talento que possui certamente será decisivo para ir novamente a uma Copa do Mundo. Ainda não está no seu melhor, mas só fica de fora se cair muito de rendimento. Hoje não seria titular.

A ''quarta vaga'' de meia depende muito da definição das outras posições do plantel. Assim como a ''terceira vaga'' de volante descrita acima, pode nem existir caso a característica do atleta em questão não acrescente tanto ao grupo. Everton Ribeiro, Gérson e Raphael Veiga seriam as demais opções.

10 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Três nomes estão praticamente certos entre os meias
Imagem: Rodrigo Coutinho

Pontas

Esta é certamente a posição em que o Brasil mais produziu jogadores nos últimos anos. As opções são muitas. E há perfis ''híbridos'' também. Neymar ainda é um ponta? E Gabriel Jesus? Pode ser considerado um extremo no organograma da Seleção? Em que função Richarlison entraria?

Neste cenário, parece nítido que três nomes pulam na frente no momento. Principalmente por não deixarem dúvidas quanto ao desempenho e suas características. Raphinha, Vinícius Junior e Antony dificilmente não estarão na Copa de 2022. Dribladores, leves, agressivos, rápidos!

Tite vem apostando nesta função como um fator determinante da fase ofensiva da Seleção. Deixa os pontas sempre bem abertos, dando amplitude ao time no ataque, tentando ''espaçar'' a última linha de defesa rival, recebendo de frente e partindo para a jogada individual. Os três atuam assim em seus clubes e na Seleção.

Neymar também estará na lista, mas não se sabe ainda de que forma atuará. Já foi um ponta com liberdade de flutuação para o meio, algo que não vem ocorrendo mais no time. Já foi um ''falso 9'', já atuou em dupla com um centroavante. É uma espécie de ''coringa'', e por isso mais um extremo deve ser chamado na convocação.

Gabriel Jesus e Richarlison atuaram mais vezes assim recentemente na Seleção, mas também podem brigar por vaga no centro do ataque. Rodrygo e Gabriel Martinelli estão na disputa, mas ainda precisam de protagonismo em seus clubes para ganharem força. Everton ''Cebolinha'' perdeu espaço, mas não pode ser descartado até novembro. As opções são múltiplas.

09 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Muita juventude pelos flancos na Seleção
Imagem: Rodrigo Coutinho

Atacantes/Centroavantes

Como Tite definirá as funções de Neymar, Gabriel Jesus e Richarlison —caso os dois últimos sejam convocados—, será decisivo para a escolha dos jogadores restantes no centro do ataque. Poderemos ter dois nomes mais fixos desta função ou apenas um, principalmente se pensarmos uma lista final com 23 atletas.

Matheus Cunha vinha sendo a principal aposta para o setor, mas sofreu uma lesão de gravidade média no joelho e deve retornar no final de abril. Acompanhar como reagirá nos próximos meses é decisivo. É um nome forte para a convocação.

Matheus não é um ''9 fixo na área'', algo que pode ajudar um nome que vem ganhando força recentemente. Arthur Cabral foi contratado pela Fiorentina e deve receber chances em breve. Tem 23 anos e fez muitos gols no futebol suíço nas últimas três temporadas.

11 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Neymar não deve ocupar uma das vagas de ponta no elenco
Imagem: Rodrigo Coutinho

Gabigol é outro nome muito considerado. Artilheiro absoluto no Brasil desde 2019, ainda deve atuações consistentes na seleção. Recebeu diversas oportunidades e ainda não foi tão contundente como é no Flamengo. Vive a desconfiança de não ter conseguido jogar no futebol europeu como um entrave na briga.

Hulk, que terá 36 anos no Mundial, é outro que não pode ser descartado. Vem empilhando gols e grandes atuações no Galo. Tem a seu favor a experiência de ter jogado uma Copa do Mundo e atuado em ótimo nível na Europa. Roberto Firmino ficou pra trás na briga, mas também ainda está no radar. Se voltar a se impor no Liverpool, recupera espaço na seleção.