Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Brasil nunca perdeu para a Croácia e vai como grande favorito nas quartas

Jogadores da seleção brasileira dançam após gol contra a Coreia do Sul - André Durão / MoWA Press
Jogadores da seleção brasileira dançam após gol contra a Coreia do Sul Imagem: André Durão / MoWA Press

Colunista do UOL

05/12/2022 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Classificado para as quartas de final após a goleada sobre a Coreia do Sul por 4 x 1, a seleção brasileira terá pela frente agora a Croácia, atual vice-campeã mundial. O jogo será realizado na próxima sexta, dia 9, às 12h (horário de Brasília).

Na história, Brasil e Croácia se enfrentaram apenas quatro vezes, sendo duas em Copas do Mundo, com amplo domínio brasileiro, com três vitórias e um empate.

O primeiro confronto entre as duas seleções foi em 2005, num amistoso realizado em Split, na Croácia, que terminou empatado por 1 x 1, com gol de Ricardinho. No ano seguinte, em 2006, o Brasil venceu por 1 x 0, na primeira fase da Copa do Mundo da Alemanha, com um gol de Keká.

Depois disso, as duas seleções voltaram a se enfrentar de novo justamente numa Copa do Mundo, na abertura do Mundial do Brasil, em 2014, na Neo Química Arena. Depois de sair atrás do placar, com um gol contra de Marcelo, o Brasil virou o jogo com dois gols de Neymar e um de Oscar, já nos acréscimos. Naquele dia, a Croácia tinha em campo três titulares do último jogo contra o Japão: Modric, Kovacic e Perisic.

Já em 2018, num amistoso realizado em Londres, o Brasil venceu por 2 x 0, com gols de Neymar e Roberto Firmino, já sob o comando do técnico Tite, no confronto contra Zlatko Dalic, atual treinador da Croácia. num amistoso pós-Copa do Mundo da Rússia.

Esta é a terceira vez que a seleção croata chega às quartas de final da Copa do Mundo. Em 1998, a Croácia surpreendeu e aplicou 3 x 0 na Alemanha, se classificando para a semifinal em sua primeira participação em Copa do Mundo. Já em 2018, a Croácia empatou com a anfitriã Rússia por 2 x 2 e garantiu a passagem para a semifinal com uma vitória nos pênaltis. Em 1998, a Croácia caiu para a França na semifinal da Copa. Já em 2018, passou pela Inglaterra na semifinal.

Já a seleção brasileira vai para as quartas de final pela 14ª vez em 16 Copas que tiveram essa fase na disputa, igualando o recorde da Alemanha. Apenas em 1934 (eliminado pela Espanha) e em 1990 (caiu para a Argentina), o Brasil não passou das oitavas de final.

Nas 13 participações anteriores em quartas de final, a seleção brasileira se classificou oito vezes e foi eliminado em cinco edições. A última delas em 2018, para a Bélgica, quando foi comandada pelo técnico Tite. Depois do título de 2002, o Brasil caiu nas quartas em 2006 (França) e 2010 (Holanda) e passou apenas uma vez (2014), passando pela Colômbia.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL