Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ceni, Marcos ou Cássio: quem é o melhor goleiro na Libertadores?

Cássio e demais jogadores do Corinthians comemoram classificação sobre o Boca Juniors na Libertadores - Rodrigo Coca / Ag. Corinthians
Cássio e demais jogadores do Corinthians comemoram classificação sobre o Boca Juniors na Libertadores Imagem: Rodrigo Coca / Ag. Corinthians

Colunista do UOL

08/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O goleiro Cássio foi o grande herói do Corinthians na classificação às quartas de final da Copa Libertadores, após vitória nos pênaltis contra o Boca Juniors em plena Bombonera. Com dez anos de clube, o ídolo da Fiel brilhou na conquista da inédita Libertadores em 2012 e agora pôde salvar o time pela primeira vez de uma disputa por pênaltis na competição — e com sucesso.

Um dos maiores nomes da história do clube, Cássio é também um dos principais do Corinthians em sua história na competição sul-americana. Além do título, Cássio é o jogador com mais participações (sete ao lado de Danilo), e mais jogos disputados (49).

O grande desempenho de Cássio me fez lembrar de dois gigantes do gol que brilharam pelos rivais do Corinthians na Libertadores: Marcos, pelo Palmeiras, e Rogério Ceni, pelo São Paulo. Assim como Cássio, os dois já ganharam um título, sendo também decisivos nas campanhas, e já se destacaram em disputas por pênaltis. Mas qual deles tem o melhor desempenho pela Libertadores?

Em número de jogos, Ceni tem muito mais. Foram 90 partidas, contra 57 de Marcos e 49 de Cássio, que ainda pode aumentar essa marca. O goleiro do São Paulo disputou mais edições também (nove), contra sete de Cássio e seis de Marcos. O são-paulino, entre os três, é o único que marcou gols. Tem 14, sendo o maior artilheiro do clube na competição e o goleiro com mais gols na história do torneio também.

No quesito gols sofridos, Cássio tem desempenho muito superior aos rivais. O goleiro corintiano levou apenas 30 gols em 49 jogos (média de 0,61 por partida). Na atual Libertadores, sofreu quatro em oito jogos (0,50 por partida). Ceni, em 90 jogos, sofreu 80 gols (0,89 por partida). Já Marcos, em 57 jogos, levou 68 gols (1,19).

No tempo normal, cada goleiro tem um pênalti defendido. Marcos pegou um de Pablo Rodríguez, na vitória do Palmeiras por 2 x 0 sobre o Atlas, no estádio Jalisco, em Guadalajara (MEX), nas quartas de 2000. Nas outras cinco cobranças, o palmeirense acabou levando gol. Ceni, em cinco cobranças, pegou um pênalti (de Ramon Morales, do Chivas Guadalajara, no Morumbi, na semifinal de 2006), levou três gols e viu um chute bater na trave (Fabrício, do Athletico-PR, na final de 2005, no Morumbi).

Já Cássio só teve cobranças de pênalti contra o Corinthians na atual edição da Libertadores. Na estreia, contra o Always Ready, levou o gol de Marcos Riquelme. Contra o Deportivo Cali, na Colômbia, pegou uma cobrança de Téo Gutiérrez. Já contra o Boca Juniors, nas oitavas, na Bombonera, viu Benedetto acertar sua trave e perder a cobrança.

Nas disputas por pênaltis, Marcos tem números mais impressionantes. Em nove disputas, saiu vitorioso em sete delas, sendo uma na final da edição de 1999, contra o Deportivo Cali. Das 42 cobranças contra ele, defendeu 11, sendo o goleiro com mais pênaltis defendidos nas disputas na história da Libertadores. Ceni ganhou três das quatro disputas por pênaltis e pegou sete das 21 cobranças. Já Cássio venceu a única disputa por pênaltis e pegou dois das seis cobranças.

Rogério Ceni x Marcos x Cássio na Libertadores

JOGOS:
Rogério Ceni (90)
Marcos (57)
Cássio (49)

EDIÇÕES DISPUTADAS:
Rogério Ceni (9)
Marcos (6)
Cássio (7)

TÍTULOS:
Rogério Ceni (1)
Marcos (1)
Cássio (1)

GOLS SOFRIDOS (MÉDIA):
Rogério Ceni (80) - 0,89
Marcos (68) - 1,19
Cássio (30) - 0,61

GOLS FEITOS:
Rogério Ceni (14)
Marcos (0)
Cássio (0)

PÊNALTIS CONTRA O SEU TIME NO TEMPO NORMAL (DEFESAS):
Rogério Ceni (5) - 1 defesa (mais 1 na trave)
Marcos (6) - 1 defesa
Cássio (3) - 1 defesa (mais 1 na trave)

DISPUTAS POR PÊNALTIS:
Rogério Ceni (4) - venceu 3, perdeu 1
Marcos (9) - venceu 7, perdeu 2
Cássio (1) - venceu 1

DEFESAS NAS DISPUTAS POR PÊNALTIS:
Rogério Ceni (7) - em 21 cobranças (mais 0 na trave e 2 para fora)
Marcos (11) - em 42 cobranças (mais 3 na trave e 4 para fora)
Cássio (2) - em 6 cobranças (mais 1 na trave e 1 para fora)

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter