Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rodolfo Rodrigues: Vinícius Júnior é o melhor brasileiro na temporada 21/22

Vinicius Junior faz dois gols contra o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões - REUTERS
Vinicius Junior faz dois gols contra o Shakhtar Donetsk na Liga dos Campeões Imagem: REUTERS

Colunista do UOL

19/10/2021 19h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Real Madrid goleou o Shakhtar Donetsk-UCR por 5 x 0, na Ucrânia, nesta terça-feira (19), pela 3ª rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões. O atacante brasileiro Vinícius Júnior foi o grande destaque da partida com dois gols (um de placa) e uma assistência. Outro brasileiro, Rodrygo, fez também um dos gols do time espanhol.

Aos 21 anos, Vini Júnior vem tendo um ótimo início nessa temporada 2021/22 pelo Real do técnico Carlo Ancelotti e é hoje um dos melhores jogadores do time espanhol e também um dos melhores brasileiros no futebol europeu na atualidade.

Depois de começar os dois primeiros jogos da temporada no banco, pela Liga Espanhola, Vinícius Júnior ganhou a confiança de Carlo Ancelotti ao marcar 3 gols nessas duas partidas (contra Alavés e Levante). No Campeonato Espanhol, Vini tem até aqui 5 gols e 3 assistências em 8 jogos e é o vice-artilheiro, atrás de Benzema.

Entre os brasileiros com mais gols nessa temporada 2021/22, nas cinco principais ligas nacionais da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), apenas o atacante João Pedro (Cagliari-ITA), marcou mais gols que Vinícius Júnior — 6 contra 5.

Brasileiros com mais gols nas Top-5 ligas nacionais da Europa (2021/22):
6 - João Pedro (Cagliari-ITA)
5 - Vinícius Júnior (Real Madrid-ESP)
4 - Lucas Paquetá (Lyon-FRA)
4 - Roberto Firmino (Liverpool-ING)
4 - Willian José (Betis-ESP)
3 - Felipe Anderson (Lazio-ITA)
3 - Raphinha (Leeds-ING)

Na Liga dos Campeões, com os dois gols de hoje, Vinícius Júnior é agora um dos brasileiros com mais gols na competição, ao lado do companheiro Rodrygo, e de Roberto Firmino, do Liverpool, todos com 2 gols. Vini tem ainda duas assistências. No total, na temporada 2021/22, o camisa 20 do Real tem 11 jogos, 7 gols e 5 assistências.

Entre os brasileiros dessas top-5 ligas da Europa, nenhum participou tanto de gols quanto Vinícius Júnior (12), somando ainda Copas Nacionais e competições europeias. Depois de Vini, aparecem João Pedro (Cagliari), com 8 participações; Roberto Firmino (Liverpool, 7 participações); Gabriel Jesus (Manchester City, 7 participações); e Lucas Paquetá (Lyon, 5 participações). Neymar, até aqui, tem 7 jogos, 1 gol e duas assistências pelo PSG.

Convocado para a seleção brasileira (mas pouco utilizado por Tite nos últimos jogos das Eliminatórias, em outubro), Vinícius Júnior deverá ser nome certo na próxima convocação, para os jogos de novembro — contra Colômbia e Argentina. Resta saber se vai ter mais chances com a amarelinha. Merece!

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)