Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras mostra que está vivo na briga pelo bi da Libertadores

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Raphael Veiga contra o São Paulo na Libertadores - ANDERSON LIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Raphael Veiga contra o São Paulo na Libertadores Imagem: ANDERSON LIRA/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

17/08/2021 23h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com uma ótima exibição, lembrando seus melhores jogos na campanha do título da Libertadores de 2020, o Palmeiras bateu o São Paulo por 3 x 0 nesta terça-feira (17) e garantiu vaga na semifinal da competição sul-americana.

Com gols de Raphael Veiga, aos 11 minutos do primeiro tempo, Dudu, aos 21 e Patrick de Paula aos 32 minutos da segunda etapa, o Palmeiras despachou o rival e se classificou para a semifinal da Libertadores pela 3ª vez nos últimos 4 anos. E com o futebol apresentado mostra que está vivo na luta pelo bicampeonato consecutivo, algo que não acontece desde o Boca Juniors de 2000/01.

Muito bem escalado por Abel Ferreira dessa vez, com Zé Rafael no meio e Wesley na esquerda, o Palmeiras começou a partida pressionando o São Paulo, imprimindo um forte ritmo. Aos 11 minutos, após um erro de Arboleda no campo de ataque, na lateral direita, Zé Rafael fez uma ótima jogada e deixou Raphael Veiga livre para marcar.

Com um time muito bem posicionado em campo, o Palmeiras conseguiu anular o São Paulo no 1º tempo e foi mais perigoso nos contra-ataques, sua arma mortal. Assim, quase chegou ao segundo gol com Rony, num grande passe de Raphael Veiga.

Na segunda etapa, o São Paulo, com o atacante Joao Rojas no lugar de Luan, voltou um pouco melhor. Pouco depois, com Igor Gomes no lugar de Rodrigo Nestor, o time de Crespo ficou vulnerável no meio campo e abriu espaços para o Palmeiras que logo definiu a partida. Aos 21 minutos, Dudu, em sua melhor apresentação desde sua volta, pegou uma sobra na entrada da área e marcou um golaço.

Pouco depois, o mesmo Dudu quase ampliou depois de puxar um rápido contra-ataque. Em seguida, Abel Ferreira colocou Patrick de Paula para reforçar o meio-campo e, como no jogo de ida, o volante fez a diferença. Aos 32 minutos, soltou a bomba de fora da área e marcou novamente contra o São Paulo. 3 x 0 para o Palmeiras, que chega a 26 gols e se consolida como o time de melhor ataque nessa Libertadores.

Vitória maiúscula do Palmeiras, que mostrou, nos 180 minutos, que a qualidade do seu elenco fez a diferença. Palmeiras avança, encerra um jejum de 8 jogos sem vitória sobre o São Paulo (desde 2020) e também na Libertadores, vencendo seu primeiro jogo sobre o rival em 10 jogos disputados. De quebra, passou pelo São Paulo pela primeira vez depois de três eliminações nas oitavas de final (1994, 2005 e 2006).

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)