PUBLICIDADE
Topo

Em 2020, Cássio tem sua a pior média de gols sofridos em Brasileiros

Cássio durante o clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi - Marcello Zambrana/AGIF
Cássio durante o clássico entre São Paulo e Corinthians, no Morumbi Imagem: Marcello Zambrana/AGIF
Rodolfo Rodrigues

Rodolfo Rodrigues é apaixonado por números e estatísticas no futebol. Foi repórter do Lance!, editor da Placar e do prêmio Bola de Prata ESPN e é autor de dez livros sobre futebol.

15/09/2020 04h00

Maior goleiro da história do Corinthians, 9º jogador com mais partidas disputadas pelo clube, segundo com mais títulos, herói nas conquistas da Libertadores e do Mundial 2012, Cássio tem um histórico invejável pelo clube. Mas nos últimos vem tendo um desempenho nada bom pelo Corinthians, principalmente no Brasileirão, onde tem atualmente sua pior média de gols sofridos desde 2012 (1,56 por partida).

No último domingo (13), no desembarque do time em São Paulo, após a derrota para o Fluminense, o jogador de 33 anos, acabou sendo um dos mais cobrados por torcedores no lamentável episódio no Aeroporto de Guarulhos.

Um dos goleiros com as melhores de gols sofridos na história do Brasileirão por pontos corridos (apenas 0,88 em 253 jogos disputados), Cássio tem a 2ª melhor média entre os goleiros com mais de 100 jogos, atrás apenas de Marcelo Grohe, ex-Grêmio (0,81 em 205 jogos).

No Brasileirão 2020, no entanto, Cássio tem a média superior a um gol sofrido por jogo pela segunda vez em 9 edições disputadas pelo Corinthians. Com 14 gols sofridos em 9 jogos, sua média de 1,56 é a pior desde 2016 (1,24). Naquele ano, Cássio foi para o banco por opção de Tite, sendo reserva de Walter.

Depois daquele ano, Cássio recuperou a boa fase em 2017, foi novamente campeão brasileiro e acabou até sendo levado pelo próprio Tite para a Copa do Mundo de 2018. Mas nessa temporada 2020 seu rendimento vem sendo inferior se comparado aos anos anteriores. Só nesse Brasileirão, Cássio levou dois gols de falta, falhando nas duas oportunidades — contra o São Paulo, no gol de Hernanes, e contra o Botafogo, no gol de Bruno Nazário.

Cássio pelo Corinthians no Brasileirão

Nesse Brasileirão de 2020, Cássio passou apenas um jogo sem levar gol (contra o Grêmio, na 2ª rodada, quando Diego Souza mandou um pênalti para fora). Em 9 partidas, levou gol em 8 jogos. Na história dos pontos corridos, Cássio não levou gol em 102 dos 253 jogos disputados, ficando 40% dos jogos sem ser vazado. Nesse Brasileirão, passou 11% dos jogos sem tomar gol.

Veja abaixo também as estatísticas de Cássio (fornecidas pela SofaScore) nos últimos Campeonato Brasileiros:

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.