Topo

Rodolfo Rodrigues

Neymar é expulso após agredir racista: até quando a vítima será punida?

Neymar foi expulso na estreia do PSG contra o Olympique de Marselha pelo Campeonato Francês 2020/21 - C.Gavelle/PSG
Neymar foi expulso na estreia do PSG contra o Olympique de Marselha pelo Campeonato Francês 2020/21 Imagem: C.Gavelle/PSG

13/09/2020 19h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como nós, negros, devemos reagir às ofensas racistas? Hoje Neymar devolveu a ofensa que sofreu em campo com agressão física. Mas tem outro jeito?

Em sua estreia pelo Campeonato Francês da temporada 2020/21, o PSG foi derrotado em casa pelo Olympique de Marselha, em casa, por 1 x 0, num jogo marcado por cinco expulsões, uma delas de Neymar. O brasileiro deu um tapa na cabeça do zagueiro espanhol Alvaro González e acabou recebendo o cartão vermelho do árbitro Jérôme Brisard, que distribuiu ainda 12 cartões amarelos na partida.

Na saída do gramado, Neymar deixou o campo indignado, dizendo às câmeras, em espanhol, que González havia sido racista. Ainda no primeiro tempo, o brasileiro já havia acusado o espanhol de racismo, aos 37 minutos, para o quarto árbitro, falando "Racismo, no!", também em espanhol. Mas arbitragem nada fez.

Depois do jogo, Neymar postou no Twitter sua revolta. "Único arrependimento que tenho é por não ter dado na cara desse babaca".

Infelizmente a cena mais uma vez se repete com o jogador que sofreu ofensas sendo expulso. A agressão do brasileiro ao covarde zagueiro espanhol foi pega pela arbitragem no VAR. Mas por que não utilizaram a tecnologia para flagrar a ofensa contra o brasileiro? Ou por que não levar à sério a reclamação de Neymar ainda no primeiro tempo?

Cenas de preconceito como essas são inaceitáveis e deveriam ter consequências maiores. Não dá para ignorar o relato de Neymar e fingir que nada aconteceu. Uma atitude como essa deveria bastar para paralisar o jogo ou o campeonato. Quando o racismo está em campo, não deveria existir futebol.

Em fevereiro deste ano, o malinês Marega, do Porto, deixou o campo no Campeonato Português revoltado com a torcida do próprio time do Vitória de Guimarães, por gritos racistas. Mas foi poupado pela arbitragem depois de sua reação. Depois da partida, Marega usou também as redes sociais para mostrar sua indignação. "Gostaria apenas de dizer a esses idiotas que vêm ao estádio fazer gritos racistas... vá se f... E também agradeço aos árbitros por não me defenderem e por terem me dado um cartão amarelo porque defendo minha cor da pele. Espero nunca mais encontrá-lo em um campo de futebol! VOCÊ É UMA VERGONHA !!!!".

Infelizmente, num final de semana em que tivemos vitória de Lewis Hamilton na F1 e sua luta contra o racismo de forma explícita no pódio, e também da japonesa Naomi Osaka, no US Open, outra ativista que protestou durante todo o torneio contra o racismo e a violência policial, vimos mais um caso de racismo no esporte.

Não dá para aceitar mais isso. É preciso que façam algo grande contra o racismo. Ou seguiremos vendo cenas lamentáveis como essa de hoje, com a vítima saindo de campo como se estivesse errado.

Enquanto os brancos que estiverem em volta não ficarem indignados e comprarem a luta antirracista como uma luta de todos, não consigo imaginar um jeito diferente do de Neymar para reagir. Ou todo mundo entra nessa briga, ou continua um negro dando porrada sozinho e sendo penalizado por isso.

Você pode me encontrar também no twitter (@rodolfo1975) ou no Instagram (futebol_em_numeros)