Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Aleluia! Presos do atentado no Recife em Sport x Fortaleza

A Polícia de Pernambuco prendeu três acusados de participação no atentado ao ônibus do Fortaleza, na visita do Sport, no último dia 21 de fevereiro. Hoje é 15 de março! Demorou quase um mês, duas pessoas confessaram espontaneamente participação no crime e seguiram soltas e 25 dias depois... Até que enfim!

Precisa ser um símbolo.

Faz quarenta anos que a indústria do futebol aceita ser colocada na posição de vilão da violência, em vez de vítima. É óbvio que há vilões, todos os dirigentes que financiam torcidas e acobertam assassinatos.

Mas a indústria precisa se colocar na posição de vítima e cobrar do Estado que dê segurança para que uma atividade econômica do país dê resultados expressivos, como na Espanha, onde o futebol passa de 1% do PIB.

Aqui precisa ser melhor, pode passar de 1% do PIB, gerar mais empregos do que gera, pagar mais impostos do que paga. Mas disso depende a garantia da segurança.

Pela primeira vez na história, o futebol se coloca numa posição, momentânea, melhor do que o país. Três dos mais de cem que participaram do atentado ao Fortaleza estão presos. Os fugitivos do presídio de segurança máxima de Mossoró, ainda não.

Neste momento, há mais quatro mandados de prisão para bandidos envolvidos no crime contra o Fortaleza.

O atentado do Recife precisa ser um marco do combate à violência, como não houve no Brasil a respeito dos homicídios e tentativas de homicídio já registradas.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes