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Verstappen passa Hamilton e vence sprint com final eletrizante na China

Max Verstappen teve dificuldades no início, teve que passar Fernando Alonso e Lewis Hamilton, mas venceu com folga a sprint do GP da China. Atrás dele, a corrida curta ficou marcada por uma forte briga envolvendo cinco pilotos no final pela terceira posição, que ficou com Sergio Perez. Hamilton foi o segundo.

Hamilton largou melhor que o primeiro colocado Lando Norris e, quando os dois tiveram saídas de frente na complicada primeira sequência de curvas do circuito de Xangai, o piloto da McLaren saiu da pista e foi parar em sétimo.

Largando em quarto, Max Verstappen ganhou a posição de Norris e aparentava ter dificuldades de aderêcia nas primeiras voltas, chegando a ser pressionado por Carlos Sainz, mas a partir da volta 4 seu ritmo melhorou.

Na volta 7, ele passou Fernando Alonso, colocando-se a 1s8 do líder Hamilton, que reclamava do comportamento de sua Mercedes. "Essa coisa não vira em velocidade baixa".

Em uma volta, Verstappen já tinha tirado mais de 1s dessa diferença e passou Hamilton no final da volta 9, com facilidade. Em uma volta, Verstappen já tinha aberto 2s. Não por acaso, assim que saiu do carro, Hamilton foi observar os pneus de Verstappen, que claramente tiveram uma degradação muito menor nas 19 voltas da sprint.

Com a grande maioria dos pilotos na mesma estratégia - apenas George Russell arriscou largar com o pneu macio, primeiro perdendo terreno e depois fazendo três ultrapassagens - a sprint não teve tantas disputas como era esperado na primeira parte.

Alonso acabou formando um trenzinho com Sainz, Serio Perez, Charles Leclerc e Norris. Todos podiam acionar o DRS, então ficaram andando muito perto um do outro, tomando as linhas diferentes que o circuito de Xangai permite, mas sem conseguir fazer a ultrapassagem.

Foi quando os pneus começaram a se desgastar que a ação começou. Sainz foi bastante agressivo para cima de Alonso, que também defendeu a posição de maneira decidida. Isso deixou os dois expostos ao ataque de Perez, que passou os dois de uma vez.

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Como Sainz e Alonso se tocaram, o espanhol acabou abandonando, depois de ter furado o pneu dianteiro direito. Sainz passou a ser pressionado pelo companheiro Charles Leclerc, em outra briga bastante agressiva, e foi ultrapassado mais uma vez.

Verstappen largou com pneus usados

Após a prova, Verstappen salientou como o vento está mudando de direção a cada momento ao longo deste final de semana, o que está exigindo que os pilotos mudem sua pilotagem. Ele revelou ter tido problemas com as baterias de seu motor nas primeiras voltas, mas depois a situação se normalizou. Charles Leclerc foi outro que reclamou de falta de energia de suas baterias no final das retas, o que um reflexo típico da falta de treinos livres em um circuito no qual a F1 não corrida desde 2019.

O holandês salientou ainda que largou com pneus médios usados, e por isso teve dificuldades no começo contra os pilotos que tinham pneus novos. Um desses pilotos era Lewis Hamilton, que estava satisfeito com seu desempenho, dizendo que descobriu "muita coisa sobre o carro hoje, tive uma boa largada, consegui abrir para Fernando. É nas curvas lentas ou de média a baixa velocidade, que temos de melhorar."

Agora, diferentemente do que acontecia antes nos finais de semana de sprint, as equipes podem fazer alterações nas configurações do carro para a classificação, que começa às 4h da madrugada, pelo horário de Brasília. E o GP da China será às 4h da madrugada de domingo.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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