Topo

Paulo Anshowinhas

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

ESPN vende a marca X Games para MSP Sports e Tony Hawk assume a diretoria

O skatista Tony Hawk em cena do seu documentário antes de fraturar a perna - Reprodução Instagram
O skatista Tony Hawk em cena do seu documentário antes de fraturar a perna Imagem: Reprodução Instagram

Colunista do UOL

26/10/2022 16h18

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A ESPN vendeu a maioria de suas ações da marca X Games para a empresa americana MSP Sports Capital, que tem investimentos na equipe McLaren de Fórmula 1 e em mais quatro times de futebol europeus. A nova detentora da marca vai assumir as operações comerciais e operacionais do X Games, tanto eventos quanto shows a partir de agora. A informação foi divulgada pela emissora em nota nesta quarta-feira (26).

A ESPN irá continuar com as transmissões e também terá uma pequena participação como acionista minoritária da marca.

"Estamos orgulhosos do que criamos com nossos empregados e atletas ao longo de 30 anos de conteúdo e eventos de nível mundial", disse o presidente da ESPN global Jimmy Pitaro no documento.

O festival X Games foi criado pela ESPN em 1995, sendo o pioneiro em entretenimento com esportes de ação apresentado ao vivo para uma larga audiência global, e envolveu disciplinas como skate, BMX, Moto X, ski, snowboard entre muitas outras e se tornou um símbolo em esportes radicais.

"Agora nós aguardamos pro um novo capítulo com a MSP Sports Capital, que tem provado em suas realizações, excelência em esportes e uma visão de crescimento contínuo e progressão da liderança esportiva em esportes de ação", afirmou.

O ícone do skate mundial o americano Tony Hawk, de 54 anos, que fez o primeiro 900 em um campeonato do X Games em 1999 em São Francisco (Califórnia), e já foi comentarista do festival, além de 10 vezes medalhista de ouro do X Games, se juntou ao grupo de investimentos como administrador da marca.

"Skate é parte do meu DNA e eu apoio a comunidade onde mudanças e avanços em esportes de ação estão acontecendo diariamente", contou o campeão. "Ser parte da diretoria do X Games será uma extensão de décadas de competição e perdão ao meu corpo".

"O X Games da ESPN ofereceu uma plataforma de um novo grupo de esportes e permitiu que o estilo de vida desses esportes pudessem ser vistos como legítimos", afirmou o ícone do free style motocross o americano Travis Pastrana, um dos maiores nomes dos esportes radicais junto com Tony Hawk.

O primeiro evento sob nova direção da MSP Sports Capital será a edição de inverno do X Games em Aspen, de 27 a 29 de Janeiro de 2023, que será transmitido pela ESPN e pela rede ABC nos Estados Unidos.