Olhar Olímpico

Olhar Olímpico

Siga nas redes
Opinião

Newsletter: Ano olímpico começa promissor para o Brasil

Esta é parte da versão online da newsletter Olhar Olímpico enviada hoje (22). A newsletter completa traz ainda informações sobre vôlei de praia, natação, basquete, taekwondo e muito mais. Quer receber antes o pacote completo, com a coluna principal e mais informações, no seu e-mail, na semana que vem? Clique aqui e se inscreva na newsletter. Para conhecer outros boletins exclusivos, assine o UOL.

****

****

Ainda faltam 185 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, mas o Brasil já ganhou sua primeira medalha olímpica em 2024. O pódio veio na Olimpíada de Inverno da Juventude, o que nunca havia acontecido.

Mas não é só o feito histórico de Zion Bethonico no snowboard cross que faz o 2024 começar promissor para o Brasil. Bons resultados no handebol e no tênis de mesa, e notícias animadoras em outras modalidades, também jogam a moral lá para cima.

Como este colunista (e, logo, a coluna e a newsletter do Olhar Olímpico) ficaram três semanas de férias, hoje é dia de recuperar o que de mais importante aconteceu nesse período, em dez Olimpílulas.

- O bronze de Zion Bethonico não estava na conta nem dos mais otimistas torcedores brasileiros. Ele foi só o 26º colocado no Mundial Júnior do ano passado, uma posição atrás do irmão, Noah, que não poderia disputar a Olimpíada por conta da idade. A vaga ficou com o caçula, que vai completar 18 anos no domingo. Nascido e criado em Florianópolis, Zion começou a praticar o snowboard nas férias em família, assim como o irmão. Os dois passam temporadas na neve e têm apoio da Confederação Brasileira de Desporto na Neve há algum tempo.

- Zion não foi o único brasileiro com ótimo resultado em Gangwon. Lucas Koo, que compete na patinação em velocidade em pista curta, chegou à semifinal de três provas, e chegaria a três finais B (que valem do sexto ao décimo lugar), não fosse uma desclassificação polêmica nos 1.500m. Ele foi nono na prova de 1.000m, e em décimo nos 500m.

- Também no fim de semana passado, Bruna Takahashi venceu a Copa Pan-Americana de Tênis de Mesa. Não é uma grande competição do calendário internacional, mas o título deve fazer muito bem à brasileira, que vinha perdendo finais de grandes eventos continentais. Na decisão nos EUA, ela superou a norte-americana Amy Wang, sua algoz no Campeonato Pan-Americano do ano passado. Quem sabe não é a mudança de chave que Bruna precisava.

Continua após a publicidade

- Outra revanche ótima para o Brasil veio no handebol masculino. A seleção ganhou o Sul-Centro Americano (que é um sul-americano ampliado), batendo a Argentina por 28 a 26 na final, em uma reedição da final do Pan, vencida pelos rivais, que levaram a vaga olímpica. O triunfo foi na casa deles, em Buenos Aires, e dá moral ao Brasil antes do Pré-Olímpico, que será em março. Os grupos ainda não foram sorteados.

****

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes