PUBLICIDADE
Topo

Olhar Olímpico

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Ciclista morre em evento da Volta da França em Campos do Jordão

Largada da edição 2020 do L"Etape Brasil - Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão
Largada da edição 2020 do L'Etape Brasil Imagem: Divulgação/Prefeitura de Campos do Jordão
Demétrio Vecchioli

Demétrio Vecchioli, jornalista nascido em São Roque (SP), é graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero. Começou na Rádio Gazeta, foi repórter na Agência Estado e no Estadão. Dedicado à cobertura de esportes olímpicos, escreveu para o UOL, para a revista Istoé 2016, foi colunista da Rádio Estadão e, antes do Olhar Olímpico, manteve o blog Olimpílulas. Neste espaço, olha para os protagonistas e os palcos do esporte olímpico. No Olhar Olímpico têm destaque tanto os grandes atletas quanto as grandes histórias. O olhar também está sobre os agentes públicos e os dirigentes esportivos, fiscalizados com lupa. Se você tem críticas, elogios e principalmente sugestões de pautas, escreva para demetrio.prado@gmail.com

26/09/2021 20h43

Um ciclista morreu após se chocar com outro competidor neste domingo (26) durante a L'Etape Brasil, um evento da tradicional Volta da França disputado em Campos do Jordão, no interior de São Paulo. O evento é tido como o maior de ciclismo de estrada do país e conseguiu um aval do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) que torneios mais tradicionais não têm obtido.

Organizador da prova amadora, o medalhista olímpico de vela Bruno Prada disse por telefone à reportagem do Olhar Olímpico que não tinha interesse na divulgação de um acidente em seu evento. Ele também inicialmente negou a morte, confirmada meia hora depois pela assessoria de imprensa. A vítima é Freddy Tejada, de 65 anos.

De acordo com o relato de outro participante, Tejada bateu na roda traseira de uma bicicleta que estava à sua frente e caiu na pista no km 38 da rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro, em um trecho de descida. Ele foi socorrido no local pelos Bombeiros de Campos do Jordão, que constataram um choque de cabeça.

"O ciclista de 65 anos recebeu pronto atendimento da equipe de resgate após o acidente, sendo levado com vida pelo helicóptero Águia para o Hospital Regional de Taubaté. A morte foi confirmada às 20h30 pela equipe médica do hospital", informou a organização do evento, em nota.

"A organização do L'Étape Brasil by Tour de France lamenta o ocorrido e presta profundas condolências à família de Freddy, uma pessoa querida por todos e um dos fidelis (atletas que competiram em todas as edições) da prova. Freddy era um apaixonado pelo ciclismo. Nossa única preocupação nesse momento de dor é confortar a família", continuou a organização.

Errata: o texto foi atualizado
Na versão original, o texto afirmava que a prova teve apoio expresso do Governo do Estado. O correto é que o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) autorizou a sua realização. O erro foi corrigido.