Mercado da Bola

Mercado da Bola

Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Projeto de reality show de jogadores alavanca rede social de futebol

O Brasil vai ser o ponto de partida para o lançamento, ainda sem data prevista, da rede social Goal2BE, um aplicativo destinado a encontrar novos jogadores, independentemente de serem profissionais ou não, e juntar também treinadores, diretores, scouts, agentes, torcedores e sponsors. O espaço logicamente vai ser usado para uma interação total entre os usuários, da mesma maneira que ocorre, por exemplo, no Instagram, X e TikTok.

Idealizada pela economista armênia Lilit Unanyan, de 32 anos, a plataforma digital, na verdade, curiosamente surgiu de uma tentativa de fazer um reality show online.

"A ideia inicial (entre 2021 e 2022) era reunir candidatos para formar uma equipe e, eventualmente, os participantes terem a oportunidade de serem descobertos por clubes profissionais", explicou Lilit.

"Para além da pandemia, o maior desafio, na ocasião, foi encontrar jogadores menores de 18 anos com um perfil para participar do programa, não porque eles não existissem, mas porque encontrá-los foi extremamente difícil. E vou explicar o porquê: presumi que havia um banco de dados na Internet onde você pudesse ver perfis, rostos e vídeos de jogadores", completou.

Sem sucesso na investida no mundo do entretenimento, a economista, que viveu na Rússia e atualmente mora na Espanha, confrontou diversos personagens do meio, como agentes e dirigentes, e resolveu então apostar na criação de uma rede social.

"Por que não existe uma rede social onde se concentre tudo o que é relacionado com o futebol? Por que não permitir que o futebol, que tem bilhões de seguidores, que possui uma indústria poderosíssima, não se torne num mundo menos fechado e se abra mesmo a todos? Hoje, se alguém quiser ver vídeos de jogos tem que aceder a uma plataforma e pagar assinatura para visualizar. Por que não haver uma rede social com uma base de dados recheada de informações necessárias em contexto profissional, com vídeos e tudo o mais e completamente gratuita?", reforçou.

Com influenciadores e investidores por trás, a Goal2BE está perto de ter uma versão beta para Android. O aplicativo, entre muitas outras funcionalidades destinadas ao universo de futebol, vai ser aberto para o registro de jogadores, até mesmo menores de idade (acima de 13 anos), e disponível para a inclusão de dados pessoais ligados ao futebol, como país de origem, língua, gênero, posição, tamanho, peso, habilidades, etc.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes