Topo

Mercado da Bola

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Na mira de gigantes, Raphinha recusa renovação de contrato no Leeds

Raphinha tem contrato com o Leeds até junho de 2024 - Mike Egerton/PA Images via Getty Images
Raphinha tem contrato com o Leeds até junho de 2024 Imagem: Mike Egerton/PA Images via Getty Images

Colunista do UOL

21/03/2022 11h50

Raphinha rejeitou a primeira proposta de renovação com o Leeds. Para aceitar um novo vínculo com o clube inglês, o atacante alertou que quer a redução do valor da multa rescisória, atualmente fixada em cerca de 70 milhões de libras (84 milhões de euros ou R$ 460 milhões de reais).

Na visão de mercado do brasileiro, o preço definido no contrato hoje para os blancos dificulta a transferência num futuro próximo - nas últimas semanas, Barcelona, Bayern Munique e Liverpool fizeram os primeiros levantamentos concretos para avançar com uma possível acordo.

A princípio, os ingleses não se interessaram pela redução da multa do jogador, o que depois levou ao impasse e, consequentemente, à interrupção das negociações - a oferta oficial do clube envolve uma melhoria salarial (quase o dobro da ordem atual). No entanto, não há previsão para uma nova rodada de negociações entre as partes envolvidas.

Aos 25 anos, Raphinha , que agora precisa ser cortado na seleção brasileira por causa da Covid-19, tem contrato com o Leeds até junho de 2024. Depois de passar por Vitória de Guimarães, Sporting e Rennes , chegou ao futebol inglês em 2020 em troca de 20 milhões de euros.