PUBLICIDADE
Topo

Marília Ruiz

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

STJD: aceite a reclamação vascaína e abra a caixa-preta do VAR!

Marília Ruiz

Tenho 20 anos de jornalismo esportivo: 5 Copas do Mundo, 4 Olimpíadas, muitos Brasileiros, alguns Mundiais e várias Copinhas. Neste blog seguirei fazendo isso: escrevendo sobre futebol. Sem frescura. Sem mimimi. Para versões oficiais dos clubes e atletas, recomendo procurar as assessorias de imprensa.

28/02/2021 13h11

O surgimento do STJD nas manchetes jornalísticas em retas finais de campeonatos é sempre acompanhado dos calafrios que o tapetão pode causar.

Estamos traumatizados. Fato.

Mas desta vez, com a oitava volta olímpica do Flamengo já dada, espero que o tribunal leve à frente o processo aberto pelo Vasco pela impugnação da partida contra o Internacional (levar à frente = discutir o caso). Seria uma oportunidade inédita de colocar em xeque o VAR, os donos do VAR, quem comanda o VAR e quem opera o VAR.

Passamos 38 rodadas com erros e equívocos inacreditáveis seguidos do silêncio ensurdecedor da Comissão de Arbitragem da CBF. O máximo de atenção com os clubes e os torcedores que Leonardo Gaciba deu foram notas de esclarecimento assumindo erros no uso da ferramenta e atestando problemas técnicos.

Ué? Não era infalível?

Ué? Não era 100% eficaz?

Ué? Não era a ferramenta mais letal contra os fracos e oprimidos?

Adoraria assistir, ainda que em sessão virtual do STJD, Gaciba se explicando, dando transparência às orientações que ele dá, falando sobre a sua avaliação do uso da tecnologia (sem ser com aquela apresentação fantasiosa de PPT que ele normalmente faz).

Seria ótimo ouvir o representante da empresa que desenvolveu o software deixando claro que HÁ LACUNAS e qual a % de erros.

Seria interessante entender por que nunca soubemos sobre os problemas de "calibragem"que devem ter afetado outros jogos (afinal temos Sol e sombra quase sempre).

Por fim, seria muito importante saber por que é que o árbitro de vídeo concordou com a validade do gol do Internacional mesmo com a falha do equipamento.

Não seria?

PS: Obviamente que sou contra a anulação da partida; não há prova que indique nenhum erro de direito! Sou a favor sim de uma tribuna pública que discuta essa joça do VAR!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL