Topo

Marília Ruiz

Eliminatórias e Copa América sob risco de adiamento

A CBF já consultou e já sabe que é possível o adiamento das primeiras rodadas das Eliminatórias da Copa de 2022 marcadas para o final deste mês. Mas o calendário da Seleção Brasileira corre o risco de sofrer bem mais mudanças: a Copa América também está ameaçada.

A cúpula da CBF trabalha foi informada do temor da Conmebol com o inverno no hemisfério Sul ser um complicador na propagação do vírus COVID-19: o torneio de seleções está marcado para acontecer entre 12/6 e 12/7. Outro complicador (desaconselhado pelas autoridades médicas) é o deslocamento das equipes e das torcidas nas duas sedes (Argentina e Colômbia), que incluem 9 cidades. Isso sem contar as aglomerações nos estádios ser algo temido e desaconselhado.

Tite e sua comissão técnica estão a par da situação e, por ora, suspenderam as discussões sobre quem seria convocado para as Eliminatórias x testes que seriam feito na Copa América. Também ainda não aconteceu uma reunião entre Tite e Jardine para decidir sobre os jovens que seriam chamadas para o time principal no torneio continental e os que sub-23 que serão levados para Olimpíada (se essa também não for cancelada).

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado anteriormente, a CBF sabe que é possível o adiamento da primeira rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, e não 2020. O erro foi corrigido.