Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo terá cinco jogos em TV aberta e fará SporTV ser "casa da Eurocopa"

Taça da Eurocopa em frente ao Coliseu, em Roma, na Itália - Reprodução
Taça da Eurocopa em frente ao Coliseu, em Roma, na Itália Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

16/05/2021 04h00

A Globo definiu seu esquema de programação e cobertura para a transmissão da Eurocopa 2021, que começa a partir do dia 11 de junho, e terá transmissão exclusiva na TV aberta, TV por assinatura e streaming da emissora. Além de equipe para cobertura in loco, a intenção é transformar o SporTV na "casa da Euro", falando o tempo todo da competição.

A coluna apurou e a Globo confirmou que irá transmitir cinco jogos em televisão aberta. O primeiro deles será o confronto entre Inglaterra e Croácia, no dia 13 de junho, diretamente de Wembley, com narração de Galvão Bueno. Já o SporTV transmitirá todos os 51 jogos da competição, sendo 39 deles com total exclusividade.

Para atender o público da internet, o Globoplay vai transmitir, com sinal aberto, 12 jogos do torneio - os cinco da TV Globo e outros sete escolhidos pela emissora. Além disso, a programação do SporTV terá debates especiais temáticos sobre os jogos da competição e um pré-jogo caprichado.

Para a cobertura, o Esporte da Globo contará com uma equipe de repórteres e cinegrafistas nas cidades sede. Por causa da pandemia do novo coronavírus, a emissora mudou o formato de envio de profissionais e usará apenas correspondentes que já moram na Europa ou que têm passaporte europeu - como a coluna antecipou na última sexta-feira (14).

O formato itinerante é uma novidade e um desafio, por causa de todas as restrições de logística pela pandemia. O correspondente Marcelo Courrege, que mora em Londres, está produzindo as séries de aquecimento para a competição. A primeira estreia hoje (16), no "Esporte Espetacular", relembrando seleções que fizeram história nas 15 vezes em que a Euro já foi disputada.

A primeira delas, é a Holanda, de 1988. Serão lembradas ainda as seleções da França de Platini e Zidane, campeãs em 1984 e 2000, respectivamente, e a da Espanha, bicampeã em 2008 e 2012, a única a conquistar o torneio duas vezes de forma consecutiva.

Ainda no aquecimento para a Eurocopa, o SporTV exibe toda sexta-feira à noite um episódio da série "A Caminho da Uefa Euro 2020", recordando campanhas e momentos históricos da competição. Além disso, o podcast "Gringolândia" terá edições diárias durante a Euro, com análises e debates aprofundados sobre os jogos e os principais acontecimentos do dia.

Além de reunir alguns dos principais jogadores do planeta, a Eurocopa deste ano terá 12 títulos de Copa do Mundo em campo: 4 da Alemanha, 4 da Itália, 2 da França, 1 da Espanha e 1 da Inglaterra. Dos sete primeiros colocados do último Ranking da Fifa, seis estarão em ação. O torneio é uma excelente oportunidade de acompanhar times que podem cruzar o caminho da seleção brasileira na Copa do Mundo do ano que vem, no Catar.