Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Felipão volta a dar exclusiva para a Globo 7 anos após rusga com Galvão

Felipão durante passagem pelo Cruzeiro. Técnico voltou a conceder exclusiva para a Globo depois de 7 anos - Bruno Haddad/Cruzeiro
Felipão durante passagem pelo Cruzeiro. Técnico voltou a conceder exclusiva para a Globo depois de 7 anos Imagem: Bruno Haddad/Cruzeiro

Colunista do UOL

07/05/2021 04h00

Sete anos depois de dar sua última entrevista exclusiva ao Grupo Globo, o técnico Luiz Felipe Scolari voltou a falar com o Esporte da emissora. Felipão será o personagem de maio do programa "O Grande Círculo", apresentado por Milton Leite no SporTV mensalmente. A atração deve ir ao ar no último fim de semana deste mês, ainda sem data definida.

A última vez que Felipão falou exclusivamente com a Globo foi pouco antes da Copa do Mundo de 2014, no Brasil. O técnico havia deixado de conceder entrevistas para a emissora por causa das críticas feitas pelo narrador Galvão Bueno na goleada de 7 a 1 que a seleção brasileira sofreu da Alemanha nas semifinais do Mundial daquele ano. Campeão em 2002, o treinador achou o tratamento injusto e passou a criticar a Globo e Galvão publicamente.

Antes da Copa de 2018, Felipão criticou fortemente a emissora e o Galvão Bueno, em entrevista ao narrador André Henning: "Teve um colega teu, de TV, que passou dez minutos depois do jogo apontando para mim. Hoje eu não falo para esse senhor, no caso, o Galvão Bueno. Enquanto ele achar que é o todo-poderoso, um deus, e que pode fazer aquilo que fez comigo, me jogando contra a torcida... Eu fico aqui. Cada um na sua. Eu não devo nada, cada um faz o seu trabalho e segue sua vida".

Nestes sete anos, Felipão recusou convites para o programa "Bem, Amigos!", do SporTV, apresentado por Galvão Bueno, principalmente em 2018. O narrador já falou algumas vezes no ar lamentar pelo técnico não querer falar com ele e sua atração, mas que tem todo o direito de fazer isso.

No ano da última Copa, já de volta ao Palmeiras, Felipão também impediu que o jogador Deyverson desse entrevista para a Globo depois de uma vitória no Campeonato Brasileiro. "Vai pro inferno", disse o treinador ao repórter Marco Aurélio Souza, enquanto afastava o então atacante alviverde.

Ainda em 2018, Felipão reclamou do vazamento de informações sobre os bastidores do Palmeiras para o repórter André Hernan, da Globo. A celeuma fez com que o então diretor de futebol do clube, Alexandre Mattos, ligasse para o jornalista para explicar a situação. Desde o incidente com Galvão, Felipão só falou com a emissora em transmissões de forma rápida e em entrevistas coletivas.

No "Grande Círculo", juntamente com Milton Leite, entrevistaram o técnico os jornalistas PC Vasconcellos e PVC. A gravação foi realizada na semana passada. Entre os assuntos abordados estão sua redenção como campeão brasileiro no Palmeiras em 2018 e a passagem conturbada pelo Cruzeiro entre 2020 e 2021.

Atualmente, Felipão está sem clube. Seu nome foi avaliado pelo Santos, mas o clube praiano avançou nas negociações com o técnico Fernando Diniz.