Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Band articula reunião com Neto e Renata Fan por paz em programas esportivos

Renata Fan no "Jogo Aberto" e Neto em "Os Donos da Bola", programas da Band - Montagem/UOL/Reprodução/Band
Renata Fan no "Jogo Aberto" e Neto em "Os Donos da Bola", programas da Band Imagem: Montagem/UOL/Reprodução/Band

27/02/2021 04h00

A direção da Band está se movimentando para reunir, em março, os apresentadores Neto e Renata Fan para uma conversa sobre a disputa interna dos programas esportivos "Os Donos da Bola" e "Jogo Aberto". No início de fevereiro, a rixa praticamente virou pública após o ídolo do Corinthians e o ex-atacante Denílson trocarem indiretas durante alguns dias. A emissora quer acabar com o clima de animosidade.

A coluna apurou que a reunião deve acontecer durante o mês de março, quando o calendário de futebol estará mais calmo com a disputa dos campeonatos estaduais. Assim, os apresentadores estarão mais tranquilos. A ideia é que ambos estejam no mesmo lugar para acertarem os problemas. A direção quer pedir para que ambos conversem com suas equipes para restabelecer um bom ambiente entre os dois grupos.

Tanto Neto como Renata Fan não se opuseram a conversar sobre o assunto, desde que possam falar sobre possíveis queixas. A Band também quer ouvir dois de seus principais apresentadores sobre reclamações para tentar criar um melhor ambiente de trabalho. O fato é que a direção da Band já está cansada dos problemas e quer colocar um ponto final nisso.

O estopim da crise aconteceu entre os dias 16 e 17 de fevereiro. As indiretas começaram com comentários sobre uma festa do Palmeiras em comemoração pelo bicampeonato da Copa Libertadores. Neto disse, no "Donos da Bola" do dia 16, que "tem coisa que não precisa em um momento desses, né?". Um dia depois, Denílson defendeu o clube pelo qual jogou entre 2008 e 2009 dizendo que o Palmeiras "tem que comemorar e muito".

"Todos os clubes gostariam de estar vivendo este momento. Ganhar um Paulista, estar na final da Copa do Brasil e ganhar a Libertadores. A gente precisa deixar de hipocrisia e parar de criticar o Palmeiras só por causa do Mundial".

No mesmo dia, Neto, sem citar o nome de Denílson, disse que não tinha que se falar de hipocrisia no meio de uma pandemia: "Teve gente aqui na Band que falou que é hipocrisia da nossa parte falar da festa do Palmeiras. Mas não é da festa, e sim da aglomeração de 250 pessoas. O título da Libertadores tem que ser comemorado com 17 milhões de pessoas quando puder. Hipocrisia é ter mil pessoas na praia, 800 festas clandestinas de Carnaval. Quando [a gente critica] qualquer clube que faz isso, não é hipocrisia, sabe por quê? Porque quando você perde um ente querido, você vê a situação. Hipocrisia é querer fazer média falando que é hipocrisia".

Programas de Neto e Renata Fan não interagem na Band

Desde 2012, quando Neto se consolidou como apresentador, não existe divisão de tela entre os programas vizinhos, algo que acontece com frequência entre outras atrações da emissora. Além disso, a equipe dos dois programas é diferente: apesar do tema similar e horários seguidos, quem trabalha para um programa não participa do outro. Isso vale, principalmente, para comentaristas.

Foi por causa desta situação que Edílson saiu de "Os Donos da Bola" e ficou fixo no "Jogo Aberto" —ele teve problemas com o ex-goleiro Velloso. Ronaldo Giovanelli, que já participou dos dois programas, há anos é exclusivo do programa de Renata Fan.

Outra questão que implica na relação entre "Jogo Aberto" e "Os Donos da Bola" é que, por ser um programa exibido para todo o Brasil, a atração de Renata Fan tem mais tempo de arte e prioridade nas reportagens. Quando o programa de Neto pede material exclusivo, tem mais dificuldade de conseguir do que o "Jogo Aberto". Com isso, o "Donos" acaba sempre baseado no debate entre o ídolo do Corinthians e seus colegas de estúdio.

Os programas marcam índices de audiência parecidos: entre 3 e 4 pontos de Ibope na Grande São Paulo (cada ponto equivale a 214 mil telespectadores na principal metrópole do Brasil). Neto, além de "Os Donos da Bola", apresenta o "Baita Amigos!" no BandSports —maior audiência do canal esportivo da Band na TV paga.

Procurada, a Band não se manifestou.