Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo inova em estratégia e promove produto do Globoplay no Sportv

Castor de Andrade durante desfile da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel no sambódromo no carnaval do Rio de Janeiro - Maurilo Clareto/Estadão Conteúdo
Castor de Andrade durante desfile da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel no sambódromo no carnaval do Rio de Janeiro Imagem: Maurilo Clareto/Estadão Conteúdo

11/02/2021 18h21

Pela primeira vez desde que foi criado em 2016, o Globoplay terá uma produção original promovida pelo canal esportivo da Globo: o Sportv. Trata-se do documentário "Doutor Castor", produzido pela área esportiva da emissora e que estreou hoje (11) na plataforma de streaming.

O primeiro episódio dos quatro produzidos para a temporada será exibido na noite desta sexta (21), às 21h, em versão integral, dentro da "Sessão Globoplay". A estratégia é uma forma de atrair o público-alvo da produção, dedicada a quem assiste com frequência eventos esportivos. Até então, a emissora usava somente a TV aberta nesse tipo de ação.

Não raramente, a Globo exibe séries, originais ou não, que estarão disponíveis no Globoplay dias depois. Recentemente, isso foi feito com produções como "Transplant", "As Five", "Todas as Mulheres do Mundo", entre outras.

"Doutor Castor" conta a história do bicheiro Castor de Andrade (1926-1997), o maior bicheiro da história do Rio de Janeiro. Ele foi investidor massivo do Bangu Atlético Clube durante os anos 80, quando o time do subúrbio carioca chegou a ser campeão estadual e vice-campeão brasileiro.

O contraventor também mudou a história das Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Castor criou a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio), que profissionalizou o carnaval do Rio a partir de 1984, e colocou muito dinheiro na Mocidade Independente de Padre Miguel, escola de samba da qual era presidente de honra. O documentário é dirigido por Marco Antônio Araújo e escrito por Rodrigo Araújo.

A estreia de "Doutor Castor" faz parte de um projeto da Globo para ter mais documentários esportivos em sua plataforma de streaming. Novas produções estão previstas para 2021.