PUBLICIDADE
Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

O que muda na transmissão da Fórmula 1 no Brasil com troca Globo por Band

Reginaldo Leme: comentarista chegou ano passado e fará Fórmula 1 na Band - Tatiane Moreno/Band
Reginaldo Leme: comentarista chegou ano passado e fará Fórmula 1 na Band Imagem: Tatiane Moreno/Band
Gabriel Vaquer

Gabriel Vaquer cobre mídia esportiva desde 2014. No UOL Esporte, conta detalhes do evento onde seu time joga e onde seu profissional de TV esportiva favorito vai trabalhar.

10/02/2021 04h00

Após 40 temporadas na Globo, a Fórmula 1 voltou para a Band. A emissora exibiu a categoria pela última vez em 1980, na época, com narração de Galvão Bueno. Agora, o eterno titular das transmissões da categoria ficará fora e um novo narrador ainda está sendo definido. Para o fã da categoria, a transmissão da Band ainda terá ares globais por causa das pessoas envolvidas no projeto.

No contrato, a Band se compromete a fazer uma transmissão em diversas plataformas — em TV, internet e rádio. Band e Liberty dividirão os lucros das cotas adquiridas por patrocinadores. O fato agradou a Liberty Media, que não queria abrir mão da exibição de corridas em uma rede aberta no Brasil.

Para viabilizar o negócio, a Band já começou a conversar com o mercado publicitário. A Renault, montadora que tem equipe na Fórmula 1 e patrocina transmissões na Globo desde 2007, foi uma das marcas procuradas e sinalizou interesse pelo projeto. Reuniões para discutir a possibilidade vão acontecer ainda nesta semana.

O blog responde suas maiores dúvidas sobre a transmissão da Fórmula 1 na Band:

Quem vai narrar a Fórmula 1 na Band?

Sem Galvão nos microfones após a Globo deixar a categoria, a Band ainda não tem essa definição. Alguns nomes estão sendo analisados, mas o primeiro da lista é o locutor Sérgio Maurício. A TV tem interesse pela sua experiência na categoria graças a seu trabalho no Sportv desde os anos 90. A emissora vai ao mercado apenas agora.

Quem comentará a Fórmula 1 na Band?

Reginaldo Leme. O jornalista está na emissora desde o final de 2020, quando foi contratado para comentar as corridas de Stock Car. Ele foi comentarista de F1 na Globo entre 1981 e 2019 e é muito querido pelos fãs da modalidade.

A Band terá reportagem nas corridas?

Sim. Para isso, a emissora contratou Mariana Becker, que era repórter da Fórmula 1 na Globo desde 2007. Mariana deixou a Globo na semana passada depois de 27 anos como contratada.

Os treinos oficiais vão ser exibidos?

Sim, mas não em TV aberta. A Band e a Liberty deixaram os treinos livres e o treino oficial, que define o grid de largada, para o BandSports. O canal pago também vai exibir a Fórmula 2 e a Fórmula 3.

A Fórmula 1 vai lançar seu streaming no Brasil?

Sim. O blog apurou que a F1 TV Pro deve ser anunciada oficialmente no Brasil nos próximos dias e terá narração em português com a equipe da Band. Os preços do serviço já estão definidos: R$ 28,90 por mês. O fã terá acesso a uma cobertura diferenciada e poderá até ver uma corrida através do capacete de seu piloto favorito.

Até quando a Band vai exibir a Fórmula 1?

O contrato da Band é válido até o fim de 2022.