Danilo Lavieri

Danilo Lavieri

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Brasil vai mal, mas pode reclamar de arbitragem e merece elogios pela raça

O Brasil não foi bem, sofreu muito com a Espanha, viu Bento ser um dos jogadores mais acionados do amistoso desta terça-feira (26), mas não tem como deixar o Santiago Bernabéu sem reclamar da arbitragem de António Nobre. A atuação brasileira tem uma lista de críticas, especialmente no primeiro tempo, mas os erros conseguiram ser escandalosos. No fim, o 3 a 3 ameniza a situação.

O juiz português marcou dois pênaltis para os donos da casa que seriam cancelados até pelo VAR europeu, que normalmente não é intervencionista. Não houve falta nem de João Gomes em cima de Lamine Yamal no primeiro tempo, tampouco de Beraldo em cima de Carvajal. Mas como o vídeo não estava disponível…

O pênalti cometido pelo próprio Carvajal em cima de Galeno nos acréscimos do 2º tempo, em compensação, foi tão claro que seria marcado até pelo espanhol mais fanático.

As reclamações que certamente vão dominar a coletiva de imprensa de Dorival Júnior e as declarações na zona mista, aliás, esconderão o desempenho bastante abaixo do esperado contra os espanhóis, especialmente após a alta expectativa gerada pelo bom jogo contra a Inglaterra no fim de semana.

Hoje, Yamal fez o que quis com João Gomes, Beraldo e Wendell. Raphinha não conseguiu criar nada pelo lado direito do campo e o meio-campo que tão bem funcionou contra a Inglaterra praticamente não criou. Vini Júnior, que era o centro das atenções no jogo contra o racismo, também quase não acertou nada dentro de campo. Se a pontaria espanhola fosse melhor, uma goleada poderia ter sido construída.

De positivo, fica o comportamento do Brasil, especialmente no segundo tempo por buscar o empate até o lance final. Dorival Júnior fez quatro substituições logo no intervalo e foi premiado com Endrick achando o empate em 2 a 2 quase no seu primeiro toque na bola. Depois de sofrer o terceiro, o time não desistiu e ainda arrancou outro empate nos acréscimos.

Não foi o desempenho ideal, mas depois de jogos tão ruins como foram os contra Senegal, Marrocos, Colômbia e Uruguai, o Brasil sai dessa Data Fifa com a impressão clara de evolução.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes