Opinião

Mauro Silva: A hora da mudança no futebol brasileiro

Hoje, olho para trás com muito orgulho e emoção, lembrando o momento em que ergui a taça de tetracampeão mundial em 1994, nos Estados Unidos, após 24 anos de espera.

Foi um momento de glória, de alegria indescritível e um privilégio único poder participar. No entanto, hoje meu coração está pesado, cheio de preocupação e tristeza ao observar a situação atual do futebol brasileiro e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Há muitos anos nosso futebol tem sangrado, e as feridas só parecem se aprofundar. Os resultados em campo só refletem uma gestão tumultuada e conturbada. O esporte que tanto amamos, que é parte essencial da nossa cultura e paixão nacional, merece mais. Merece ser tratado com seriedade, integridade e respeito.

A decisão de não se envolver na política é, em si mesma, uma escolha política que perpetua o status quo. É por isso que hoje manifesto meu apoio integral à candidatura de Reinaldo Carneiro Bastos à presidência da CBF. Sua gestão na Federação Paulista de Futebol, da qual tenho orgulho de participar, é reconhecida pela seriedade, correção e, principalmente, por ouvir a todos, sempre pensando na evolução do esporte. Nunca no futebol uma entidade integrou tanto atletas, treinadores, executivos de futebol, ou seja, quem está na ponta e protagoniza o nosso futebol.

Pela forma como conduz a FPF, de forma íntegra e por sua paixão em fazer o futebol evoluir, acredito firmemente que ele pode trazer a mudança tão necessária para o nosso futebol.

Além de Reinaldo ser a melhor opção para o futebol brasileiro, outra razão me faz ter mais convicção ainda de que este é o caminho certo. Sem projeto, a candidatura da oposição conta com o abjeto e inescrupuloso apoio dos ex-presidentes da CBF banidos por corrupção e que atuam nos bastidores para retomar o poder.

Mais do que nunca, precisamos nos posicionar e decidir de que lado estamos: de quem acredita que o futebol necessita de mudanças e profissionalismo ou de quem entende que devemos entregar o futebol às mãos de quem nos levou até essa situação lamentável.

Assim, gostaria de convocar todos os atletas que compartilham da minha preocupação e anseiam por melhorias urgentes no nosso esporte a endossarem este movimento. Juntos, podemos fazer a diferença e resgatar o orgulho e a glória do futebol brasileiro.

O futebol é mais do que um jogo: é parte essencial da nossa identidade como nação e um grande gerador de empregos. Não podemos permitir que continue a ser vítima de interesses mesquinhos e corrupção.

Continua após a publicidade

Chegou a hora de agir, de lutar por um novo começo, por um futebol brasileiro mais justo, transparente e próspero. Vamos nos unir em prol do nosso esporte, em prol do futuro do futebol brasileiro. Juntos, somos mais fortes e podemos fazer a diferença que o nosso amado futebol merece.

Com esperança e determinação,

Mauro Silva, campeão mundial de 1994.

Mauro Silva é ex-jogador e atuou ao longo da carreira por Guarani, Bragantino e Deportivo La Coruña, além de conquistado a Copa do Mundo com a seleção brasileira. Atualmente, o ex-jogador de 55 anos é vice-presidente da Federação Paulista de Futebol e embaixador da Conmebol no Brasil.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes