Topo

Coluna

Campo Livre


Campo Livre

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Flamengo: Pedro chega à final da Libertadores batendo recordes

Pedro é um dos principais nomes do Flamengo na Libertadores 2022 - GABRIEL BASTOS MELLO/ONZEX PRESS E IMAGENS/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedro é um dos principais nomes do Flamengo na Libertadores 2022 Imagem: GABRIEL BASTOS MELLO/ONZEX PRESS E IMAGENS/ESTADÃO CONTEÚDO

Opta

28/10/2022 04h00

Pedro começou 2022 com números modestos na Libertadores. Eram 15 jogos pelo Flamengo e apenas quatro gols marcados, todos pela fase de grupos do torneio.

Os números só pioraram nos primeiros três jogos pela fase de grupos da atual temporada. Pedro não marcou nenhum gol e chegou a ter uma seca de nove jogos sem ir às redes pelo torneio.

O número de jogos é alto, mas a realidade é que Pedro jogava pouco. Foram apenas 172 minutos em campo durante essa seca de nove jogos. Menos que dois jogos completos.

Ainda com Paulo Sousa no comando, a fase começou a virar. Pedro marcou um gol em cada um dos últimos três jogos do Rubro-negro na fase de grupos, mesmo tendo sido titular em apenas um deles. Com a chegada de Dorival Júnior, Pedro desencantou de vez.

Na estreia de Dorival Júnior na Libertadores 2022, Pedro entrou nos últimos minutos e pouco tocou na bola. No jogo seguinte, Pedro estava no time titular e fez história. O atacante se tornou o primeiro jogador do Flamengo a marcar quatro gols em um jogo na história da Libertadores. Também foi a primeira vez que um jogador marcou quatro gols em um jogo do torneio no Maracanã.

A largada estava dada. Com o gol da vitória no jogo de volta das quartas de final contra o Corinthians e mais quatro gols nas semifinais contra o Vélez, Pedro assumiu a artilharia do torneio e acumulou recordes.

O centroavante rubro-negro tem nove gols no mata-mata da atual Libertadores, o máximo de um jogador na fase final de uma edição desde que o formato com oitavas de final foi implementado em 1989.

Com os quatro gols contra o Tolima e o hat-trick contra o Vélez, Pedro faz parte de uma seleta lista de 10 jogadores que marcaram ao menos três gols em mais de um jogo em uma mesma temporada da Libertadores.

Pedro chegou aos 16 gols pelo Flamengo na Libertadores, igualando Zico e Bruno Henrique na vice-artilharia do Mengão na história do torneio, e atrás apenas de seu companheiro de ataque Gabigol (27 gols).

Mapa de atuação de Pedro na Libertadores 2022 - Opta - Opta
Mapa de atuação de Pedro na Libertadores 2022
Imagem: Opta

A efetividade de Pedro impressiona. Sua média de um gol marcado a cada 67 minutos em campo pela Libertadores é a melhor entre os jogadores com mais de 600 minutos em campo na história do torneio.

Na Libertadores de 2022, Pedro converteu 43% de suas finalizações (12/28). É a melhor porcentagem entre os jogadores com ao menos 15 finalizações na atual temporada.

Pedro já marcou gols contra o Athletico Paranaense pelo Brasileirão e pela Copa do Brasil na atual temporada. Com a artilharia da Libertadores praticamente garantida, o centroavante busca deixar sua marca para fazer do Flamengo o novo tricampeão do torneio.

Campo Livre