Topo

Libertadores - 2022

Músico, estudantes... Fla empolga local histórico que 'fundou' Libertadores

Torcedores do Flamengo posam para foto em frente ao monumento em homenagem aos "Libertadores da América" - Bruno Braz / UOL Esporte
Torcedores do Flamengo posam para foto em frente ao monumento em homenagem aos "Libertadores da América" Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/10/2022 12h00

Passados 200 anos, o local que inspirou a fundação do Copa Libertadores se tornou atração turística em Guayaquil (EQU), que especificamente nesta semana vê seu ambiente totalmente contagiado pelo Flamengo, que busca o tri da América diante do Athletico, amanhã (29).

Em julho de 1822, Simón Bolívar e José de San Martín se encontraram às margens do rio Guayas e realizaram ali a Conferência de Guayaquil, que tinha como objetivo discutir o futuro político do continente e que os faria obter, posteriormente, a alcunha de "Libertadores da América".

Em imensa maioria na cidade, os torcedores do clube têm marcado ponto no imponente monumento "La Rotonda" em homenagem à dupla, e com camisas, bandeiras e muitos cânticos, têm atraído a população local.

Por lá, músicos equatorianos têm tocado o hino do Flamengo e estudantes que por ali passam em excursões já demonstram claramente que adotaram a equipe carioca na final diante do Athletico-PR.

O UOL Esporte esteve no monumento e conversou com os jovens, na faixa dos 10 a 12 anos. Ao serem questionados para quem iriam torcer na decisão, foram unânimes: Flamengo. Eles também apontaram Gabigol como o jogador predileto e um deles até imitou a tradicional comemoração do camisa 9, mostrando os muques, enquanto os colegas davam risadas e cantavam "Flamengo! Flamengo! Flamengo!".

Até ontem (27), o movimento de torcedores do Athletico era bem pequeno em Guayaquil, o que tem contribuído para os flamenguistas "seduzirem" com mais facilidade os equatorianos.

Como foi a Conferência de Guayaquil e qual a ligação com a Libertadores?

Placa em homenagem a Simón Bolívar e José de San Martín no monumento "La Rotonda", em Guayaquil - Bruno Braz / UOL Esporte - Bruno Braz / UOL Esporte
Placa em homenagem a Simón Bolívar e José de San Martín no monumento "La Rotonda", em Guayaquil
Imagem: Bruno Braz / UOL Esporte

A Conferência de Guayaquil ocorreu em 26 de julho de 1822, entre os "libertadores" Simón Bolívar e José de San Martín. Ela teve como consequência a anexação da Província Livre de Guayaquil pela Grã Colômbia.

Bolívar e San Martín são considerados um dos principais "Libertadores da América" pois uniram-se contra o Império colonial espanhol com o objetivo de constituir uma nação única na América do Sul.

A dupla desempenhou papel crucial nos movimentos de independência e moldou o primeiro projeto de Integração sul-americana. Bolívar atuou na libertação do norte da atual Venezuela, Nova Granada e Quito, já San Martín garantiu a independência da Argentina, libertando também Chile e Peru.

O fato de, em 2022, a Conferência de Guayaquil completar 200 anos e simbolizar a "libertação da América", tem bastante influência na decisão da Conmebol de colocar a cidade equatoriana para receber a final da Libertadores deste ano.

O imponente monumento de mármore La Rotonda foi inaugurado em maio de 1938 e idealizado pelo artista espanhol José Antônio Homs.