Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Tudo conspira a favor da competência do Palmeiras

Jogadores do Palmeiras comemoram gol do Atuesta sobre o Goiás no Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol do Atuesta sobre o Goiás no Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL Esporte

08/08/2022 04h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras estava desfalcado dos suspensos Marcos Rocha, Murilo e Piquerez para a 21ª rodada do Brasileiro. Abel Ferreira também precisava administrar o elenco pensando no maior jogo da temporada até aqui: o duelo com o Galo no Allianz Parque para definir uma vaga nas semifinais da Libertadores.

O adversário poderia ser, por exemplo, o Fluminense, no Maracanã. Seria duro, já que a equipe de Fernando Diniz trabalhou a semana toda por não participar mais de nenhuma competição sul-americana. Mas isso só acontecerá daqui a três rodadas, no domingo, dia 28. Às 11h, em uma semana que o Alviverde terá livre para descanso e treinos, mas o Tricolor provavelmente estará envolvido com a ida das semifinais da Copa do Brasil, já que encaminhou a classificação vencendo o Fortaleza no Castelão.

O oponente da vez foi o irregular Goiás, de Jair Ventura. De Pedro Raul, vice-artilheiro com 11 dos 22 gols esmeraldinos no campeonato. Mas sofrendo para se defender do ataque posicional do time da casa. Ainda cometendo o pecado mortal de ceder um contragolpe no Allianz Parque. E o Palmeiras de Abel está muito bem condicionado para aproveitar essas raras oportunidades contra times fechados: arrancada de Dudu, passe para Mayke abrir o placar.

No final do primeiro tempo, o pênalti depois do cruzamento de Wesley que bateu no braço de Caetano. Marcável pelas novas e confusas orientações para a arbitragem, mas absurdo por desconsiderar a biomecânica relativa ao equilíbrio do corpo. Raphael Veiga desta vez não desperdiçou.

Vitória encaminhada, substituições no segundo tempo para rodar o elenco, incluindo Gustavo Scarpa, que desfilou novamente sua classe em fase exuberante, e Atuesta fechou os 3 a 0, em falha do goleiro Tadeu, que abrem seis pontos sobre o Corinthians.

Adversário do próximo sábado, em Itaquera. Justamente na semana em que encara a missão quase impossível de reverter uma desvantagem de dois gols sobre o Flamengo no Maracanã e, depois, precisa realizar a mesma missão em casa contra o Atlético-GO para chegar às semifinais da Copa do Brasil.

Depois o Palmeiras tem uma semana livre enquanto o Flamengo decide a vida no mata-mata nacional contra o Athletico na Arena da Baixada. O time rubro-negro pode chegar abalado por uma hipotética eliminação ou envolvido com a primeira semifinal, que é na semana seguinte, contra São Paulo ou América.

O Fluminense é favorito contra o Fortaleza e, se confirmar a vaga, encara Corinthians ou Atlético-GO, antes de enfrentar o Palmeiras no dia 28.

Ou seja, o que, em tese, seria a sequência mais complicada para o líder absoluto do campeonato, pode ser menos difícil por conta dos compromissos dos concorrentes. Apenas uma semana com jogo na quarta e o rival consegue estar ensanduichado em duas frentes.

É a sorte que vai ajudando a competência. Definitivamente, tudo está conspirando a favor do Palmeiras no Brasileiro. Está difícil para Abel usar o discurso "contra tudo e contra todos". Muito menos colocar seu time como o Davi na disputa. O "patinho feio" ou zebra.

Não dá para fugir do papel de Golias, ou do gigante a ser batido. Cada vez mais favorito ao título que falta ao treinador português no Brasil.