Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Maycon é craque silencioso e melhor "repatriado" do Corinthians

Maycon é apresentado  no Corinthians  - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Maycon é apresentado no Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Colunista do UOL Esporte

19/04/2022 08h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A liderança do Brasileiro em duas rodadas, pelo saldo de gols maior que o do atual campeão Atlético Mineiro, precisa ser relativizada pelo nível dos adversários: Botafogo e Avaí, vindos da Série B e o time carioca, mesmo em casa na primeira rodada, ainda no início da reconstrução com John Textor e as muitas contratações da "Era SAF".

Mas já é possível observar a aplicação das ideias do treinador Vítor Pereira, como Cássio participando mais do jogo com os pés, maior trabalho coletiva na execução do 4-3-3/4-1-4-1 e mais jogadores aparecendo na área adversária para concluir.

Rodando o elenco para equacionar a dosagem de experiência com qualidade e juventude com saúde, mas precisando elevar o nível técnico. Particularmente nesta missão, o treinador português tem dois grandes "aliados":

Roger Guedes, o "novato" da base outrora considerada titular, agora atuando como gosta, partindo da esquerda para dentro, e definindo com três gols a vitória sobre o Avaí. A conversa franca com Vitor Pereira vai dando resultado.

Mas o maior de todos é Maycon. Uma oportunidade de mercado inesperada, por conta da guerra na Ucrânia, porém certeira. 24 anos, emprestado pelo Shakhtar Donetsk até o final do ano. Jovem, mas rodado e com história vencedora no clube - título brasileiro de 2017 e bi do paulista, convertendo o pênalti decisivo contra o Palmeiras, no Allianz Parque, em 2018.

Em campo, já nas primeiras partidas, mostrou encaixe perfeito no meio-campo, fazendo a "liga" do jovem volante Du Queiroz, que ganhou a vaga no "vácuo" da baixa intensidade de Cantillo, com o experiente que completa o triângulo no meio-campo: Paulinho, Renato Augusto ou Giuliano.

Inteligente na leitura de espaços, trabalha entre as intermediárias com bons passes e inversões, além da intensidade na marcação, seja pressionando ou mais posicionado. Ainda aparece na zona de finalização para "encher" a área do oponente.

Sem gol e assistência, ainda é um craque silencioso, mas é nítido o salto de desempenho com sua presença no meio. Equilibra, acelera e desacelera, dá sequência ao jogo com passes de primeira.

Titular em três dos quatro jogos que disputou, acertou 90% dos passes, efetuou quatro desarmes, três no campo de ataque, e recuperou 12 bolas. Acertou cinco passes decisivos, daqueles que "clareiam" os ataques.

É claro que ainda faltam testes mais relevantes, que virão em breve contra o Palmeiras pelo Brasileiro ou diante do Boca Juniors na Libertadores. Mas não é absurdo dizer que Maycon é o melhor "repatriado" pelo Corinthians desde o ano passado.

Pode não ter o simbolismo dos retornos dos ídolos Paulinho, Renato Augusto e Willian, mas é e será um jogador precioso para Vitor Pereira. Porque tem técnica, regularidade e, principalmente, pernas e inteligência para administrar o calendário insano até novembro.

(Estatísticas: SofaScore)