Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
OpiniãoEsporte

CazéTV acerta tom e melhora transmissões após críticas na estreia do Pan

Depois da complicada estreia das maratonas de transmissões dos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 no fim de semana, a CazéTV melhorou sensivelmente o produto entregue aos fãs de esportes nas 48 horas seguintes. A cobertura acertou o "tom" e ficou mais correta, sem perder a "cara" de modernidade e descontração que o canal carrega.

O começo das transmissões do Pan expôs um modelo que trazia problemas na "Superlive", o programa que a CazéTV escolheu fazer para acompanhar os acontecimentos do evento ao longo de todo o dia de competições, destacando o que acontecia de mais importante envolvendo o Brasil a cada momento. Foi a aposta do canal, produzido pela LiveMode em parceria com o streamer Casimiro Miguel.

Nesta coluna, apontamos que esse formato ficou muito confuso e deu mais enfoque à "resenha", colocando comentaristas e até mesmo narrador que nem sempre tinham domínio sobre as modalidades exibidas na "Superlive". Nos últimos dois dias, isso mudou bastante. A transmissão da vitória do Brasil sobre Cuba no beisebol, hoje, já foi totalmente diferente do tom apresentado no jogo anterior, do domingo, contra a Colômbia.

As escalas da "Superlive" passaram a prever com maior eficiência o que estaria no ar em cada momento. O narrador Raony Pacheco, por exemplo, foi muito bem ao explicar cada coisa que acontecia durante a terceira vitória do time brasileiro no beisebol, sem deixar o espetactador perdido nas regras e no que era ou não ponto para o Brasil (ou para o adversário).

Destaque também para Leandro Mamute, que narrou com o tom correto a estreia da seleção feminina de handebol hoje contra o Paraguai, às vezes dividindo a tela com lutas de boxe envolvendo brasileiros. E, diga-se de passagem, as lutas são uma de suas especialidades. Mamute tem feito transmissões inclusive para o UFC Fight Pass, o PPV oficial do UFC. Essa experiência foi bem destacada durante os flashes dos combates com os atletas do Brasil.

Na ginástica artística, as finais por aparelhos de hoje tiveram uma transmissão já mais amadurecida. A narração foi de Luis Felipe Freitas, o Luisinho, que já estava bem desde o início do Pan e tem conhecimento sobre diversas modalidades. Lais Souza se encaixou melhor falando da modalidade feminina e se mostrou mais à vontade. A escalação de Andrea João como comentarista, praticamente narrando em tempo real cada movimento das atletas, era o que faltava.

A CazéTV não ficou "chata", nem "especializada demais", não perdeu sua essência. Para quem gostava de descontração e bom humor, Casimiro Miguel continuou puxando a "resenha", agora muito mais encaixada e embalada pelos comentários técnicos de Andrea, que já teve experiências com transmissões na Globo e no Canal Olímpico do Brasil.

Nesse lado da resenha, também as participações do humorista Yuri Marçal e da influenciadora Marwa El Hage ficaram mais bem encaixadas enquanto "representantes do chat", ou seja, com o papel declarado de que não são especialistas e estão ali torcendo, representando o público que também não é expert em todas as modalidades. O clima de "galhofa", um dos termos que o próprio Casimiro usou para definir um dos "extremos", deu lugar a algo mais equilibrado.

Casimiro, por sinal, foi muito bem ao falar abertamente em sua live na Twitch sobre a busca por esse meio-termo. "A gente recolheu todos os feedbacks. Não ignoramos, nós concordamos. Estamos tentando melhorar", disse ele no domingo (22). Os primeiros resultados já apareceram, como pudemos notar.

Continua após a publicidade

A CazéTV parece ter entendido que, apesar de não ser a única opção para o público, que também pode optar pelo Canal Olímpico do Brasil, ela é a opção com maior visibilidade e exposição. Não à toa o canal já somou mais de 10 milhões de visualizações no YouTube com os conteúdos exibidos no Pan 2023. Grandes audiências trouxeram grandes responsabilidades.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes