Topo

Algoz de Esquiva na Olímpiada rejeita fortuna e abandona boxe aos 26 anos

Japonês Ryota Murata comemora o ouro em Londres ao lado de Esquiva Falcão (direita) - REUTERS/Murad Sezer
Japonês Ryota Murata comemora o ouro em Londres ao lado de Esquiva Falcão (direita) Imagem: REUTERS/Murad Sezer

Do UOL, em São Paulo

28/08/2012 12h10

Menos de um mês depois de conquistar o ouro olímpico na categoria médio, o japonês Ryota Murata anunciou que abandonará o boxe, descartando inclusive uma oportunidade milionária para migrar para os combates profissionais. O algoz do brasileiro Esquiva Falcão na final dos Jogos de Londres diz que pretende se dedicar aos estudos.

"É o fim de um capítulo para mim e o boxe", afirmou o pugilista de 26 anos ao jornal Nikkan Sports. "Basicamente não tenho vontade de continuar a minha carreira", acrescentou o atleta, que recusou oferta de US$ 1 milhão para lutar entre profissionais.

 

Murata já havia abandonado o boxe brevemente após falhar na tentativa de se classificar para os Jogos de Pequim, em 2008. Agora, após o ouro em Londres, o japonês faz outros planos longe dos ringues.

O adversário de Esquiva Falcão na final olímpica dos médios pretende agora se dedicar ao estudo de ciência do esporte e de línguas estrangeiras. Nem mesmo a possibilidade de defender sua vitória nos Jogos do Rio de Janeiro em 2016 anima Murata.

"Não penso em voltar. Haverá novos pugilistas, mais jovens, no Rio", declarou o campeão olímpico.

O japonês Ryota Murata conquistou o ouro nos Jogos de Londres com uma polêmica vitória por apenas um ponto sobre Esquiva Falcão. O brasileiro foi punido pelo arbitragem por supostamente agarrar demais o adversário e reclamou bastante da decisão. Se a intervenção disciplinar não acontecesse o pugilista do país seria o vencedor.

Após a Olimpíada o Comitê Olímpico Brasileiro chegou a formalizar um pedido de revisão de resultado, mas a Aiba (Associação Internacional de Boxe Amador) rejeitou tirar a vitória de Murata.