Topo

Brasil cumpre o esperado e encerra Pan de boxe feminino em 3º

Do UOL Esporte<br/> Em São Paulo

09/10/2008 12h32

A seleção brasileira de boxe conseguiu cumprir sua meta, terminando na terceira colocação do Pan-Americano de Boxe feminino, disputado em Trinidad e Tobago. Com um total de dez medalhas, a seleção somou dois ouros, quatro pratas e quatro bronzes na competição.

Reprodução/CBBoxe
A brasileira Adriana Araújo conquistou seu segundo título em Jogos Pan-Americanos
HOLYFIELD PODE TENTAR RECORDE
LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE BOXE
SAIBA MAIS DA SELEÇÃO FEMININA
Os melhores resultados foram para Adriana Araújo, da categoria até 60 kg, conquistando o bicampeonato, e a paraense Taynna Cardoso, que conquistou seu primeiro título no torneio continental, no peso até 57 kg. O Pan da modalidade serve principalmente de preparação para o Mundial, em novembro, na China.

Ambas as pugilistas brasileiras campeãs derrotaram favoritas norte-americanas na final. Enquanto Adriana teve uma luta dura contra Caroline Barry, vencendo por 16 a 14, Taynna atropelou Jody Ann Weller, batendo a adversária por 8 a 0.

As medalhas de prata - todas também em combates contra norte-americanas -, foram para Daniela Souza (até 48 kg), Loren Capecce (até 52 kg), Elisangela Souza (até 54 kg) e Andréia Bandeira (até 70 kg).

Os Estados Unidos, favoritos na competição e com a maior estrutura para o boxe feminino, ficaram na primeira posição com quatro ouros, seguidos pelo Canadá, segundo colocado.

O boxe feminino não é esporte olímpico, mas as federações internacionais, como a Federação Internacional de Boxe Amador, lutam para incluir a modalidade na programação. Em dezembro, o Comitê Olímpico Internacional deve dar um novo parecer sobre o caso.