Topo

Ele tem só 16 anos, 2,21m e é considerado a maior promessa de basquete

Victor Wembanyama chama a atenção pela versatilidade e foi sensação no último Campeonato Europeu sub-16 - Divulgação/FIBA
Victor Wembanyama chama a atenção pela versatilidade e foi sensação no último Campeonato Europeu sub-16 Imagem: Divulgação/FIBA

Arthur Sandes

Do UOL, em São Paulo

09/09/2020 04h00

Victor Wembanyama é a próxima estrela do basquete mundial, garantem os especialistas em jogadores promissores. Com apenas 16 anos e já com 2,21m de altura, o ala-pivô francês acumula feitos incríveis para sua idade, causa espanto em analistas e é apontado atualmente como a "melhor promessa do mundo".

Na opinião de Mike Schmitz, um dos principais especialistas em prospectos, Wembanyama é a principal promessa do mundo do basquete. "Ele bloqueia como Rudy Gobert e arremessa como Kristaps Porzingis. Tem habilidade e bom passe. Eu nunca vi nada como ele", disse recentemente.

Victor nasceu em janeiro de 2004 nos arredores de Marselha. Logo cedo ele teve contato com o esporte, pois a família é toda de esportistas: a mãe é professora e a irmã é jogadora de basquete, enquanto o irmão preferiu o handebol. Victor chegou a jogar futebol como goleiro, mas sempre preferiu as quadras ao campo. "Depois de dois anos, escolhi parar e concentrar esforços no basquete", contou em entrevista recente ao Nanterre, o time que defende.

Melhores momentos de Wembanyama no Europeu sub-16 de 2019:

Desde 2014 Wembanyama defende o Nanterre, uma equipe da Liga Francesa. Com talento e altura precoces, jogou sempre em times de idade acima da sua. Atualmente se reveza entre as equipes sub-18 e sub-21 do Nanterre, mas já tem experiência no time principal: em outubro passado, ainda aos 15 anos e nove meses, fez sua estreia como profissional em uma partida da EuroCup — a "segunda divisão" da Euroliga.

Wembanyama se destaca em todas as categorias em que pode jogar. No último Campeonato Europeu sub-16, há pouco mais de um ano, levou a França à medalha de prata e foi eleito para a seleção do torneio; em outubro se tornou o segundo jogador mais novo a disputar um jogo da EuroCup; pouco depois, anotou o recorde histórico de tocos em um torneio sub-18 organizado pela Euroliga: nove.

O sucesso precoce chama atenção, é claro. "Tem havido uma atenção da mídia em torno do Nanterre e de mim. Percebi que se fala muito da minha altura, mas penso que a imagem que têm de mim não é a mesma que as pessoas aqui do Nanterre têm. Nos jogos aqui, minhas atuações são muito mais flexíveis", compara o garoto.

Objetivo é a NBA, mas só daqui a alguns anos

Victor Wembanyama - Reprodução/Instargam - Reprodução/Instargam
Wembanyama passa a integrar o time principal em seu sexto ano com o Nanterres
Imagem: Reprodução/Instargam

Wembanyama precisa completar 18 anos para se tornar elegível e poder se inscrever no Draft da NBA, mas já deixa suas intenções claras desde já. "Como qualquer jogador de basquete, ser draftado e jogar na NBA é não apenas um sonho, mas um objetivo para mim. E não apenas jogar, mas ser dominante e talvez liderar um time a um título", projeta.

Quem o conhece aposta em boa impressão nos Estados Unidos. "Ficarei muito chocado se ele não for top 5 do Draft em que estiver disponível, porque nunca vi nada parecido antes", opina Taylor Smith, que jogou com Wembanyama no Nanterre.

Atualmente só dois jogadores da NBA são mais altos do que Wembanyama: Taco Fall, do Boston Celtics (2,23m); e Boban Marjanovic, do Dallas Mavericks (2,23m de altura). Porzingis, também do Dallas, tem 2,21m.