PUBLICIDADE
Topo

Basquete


Flamengo ganha apoio de astro da NBA, que aprende até palavrão em português

Bill Streicher-USA TODAY Sports
Imagem: Bill Streicher-USA TODAY Sports

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/12/2019 04h00

O Flamengo ganhou um torcedor ilustre na NBA. Sob influência da namorada, a modelo brasileira Anne de Paula, Joel Embiid, pivô do Philadelphia 76ers, se tornou um apaixonado pelo Rio de Janeiro. De quebra, escolheu como clube do coração o rubro-negro, vice-campeão do Mundial de Clubes no último sábado (21), depois de derrota por 1 a 0 para o Liverpool, em Doha, no Qatar.

A torcida de Embiid pelo time rubro-negro veio a público na final da Libertadores. Depois de Gabigol anotar dois gols no fim do jogo e dar o título ao clube carioca, na vitória por 2 a 1 sobre o River Plate, o pivô de 2,13 m abusou do carisma, usou o pouco do aprendizado em português e até soltou um palavrão.

"Vamos, Flamengo #C...", escreveu Embiid, que se apegou ao Flamengo no meio do ano, quando visitou o Rio de Janeiro com a namorada e conheceu o estádio do Maracanã.

"Ele tem uma relação muito próxima por causa da namorada. Além disso, é muito fã de futebol e esteve no Rio nas férias", contou Raulzinho, armador brasileiro e companheiro de Embiid na Filadélfia.

A mensagem em português vem do aprendizado com a namorada. Embiid até arriscou-se no idioma ao receber Raulzinho, que chegou neste ano nos Sixers depois de quatro temporadas no Utah Jazz.

"Ele sabe algumas palavras e arriscou algumas quando o encontrei pela primeira vez. Embiid é um cara divertido. Toda vez que fala do Brasil, fala com muito carinho", destacou Raulzinho, que em pouco tempo de estadia na Filadélfia já relembrou de maneira nostálgica do país natal nas conversas com Embiid.

"Falamos do clima e do carinho do brasileiro. Também das belezas da praia do Rio de Janeiro e da comida. Por causa dessa visita no meio do ano, ele estava encantado com o Brasil. Só falou coisas boas", destacou o armador, dono de médias de 4,1 pontos e 1,6 assistências em 12 minutos por partida.

O 'menino do Rio' Joel Embiid tem papel fundamental no processo de recuperação dos Sixers. Depois de vencer apenas dez de seus 82 jogos na temporada 2015-16 (escapando por pouco de igualar a pior campanha da história da liga), a franquia da Filadélfia hoje figura como uma das favoritas ao título da NBA.

Enjoying life with M?lady with an amazing view????????

Uma publicação compartilhada por Joel "The Process" Embiid (@joelembiid) em

O jogador estreou justamente no campeonato de 2016-17, após o tradicional time chegar ao fundo do poço. Na segunda temporada veio a vaga nos playoffs, com derrota na semifinal da conferência para o Boston Celtics. No ano passado, nova derrota na mesma fase, desta vez um 4 a 3 dolorido para o eventual campeão Toronto Raptors.

Na atual temporada, Embiid é o cestinha da equipe com 23 pontos por partida e ainda colabora com 12,6 rebotes por jogo. O Philadelphia 76ers ocupa a quinta colocação no Leste com 22 vitórias e 10 derrotas.

Basquete