Topo

Novo Bolt? Quem é o jovem de 18 anos que correu abaixo dos 10s nos EUA

Do UOL, em São Paulo

30/04/2019 13h06

Uma prova de 100 m rasos nos Estados Unidos, realizada no último sábado (27) e que tinha tudo para ser normal, terminou com o surgimento de uma possível estrela do esporte. Matthew Boling, de 18 anos e estudante da Houston Strake Jesuit, "atropelou" os adversários e terminou a prova em 9,98 segundos.

A marca é tão expressiva que seria suficiente para colocar o jovem, que ainda não é um atleta profissional, na final da Olimpíada de 2016. Nem mesmo Usain Bolt conseguiu o feito tão cedo. O astro jamaicano só conseguiu correr abaixo dos 10 segundos em 2008, quando tinha 22 anos.

A prova, no entanto, não contou como recorde nacional porque o vento estava a favor dos atletas em uma escala acima da permitida pelos órgãos oficiais. Mesmo assim, o garoto chamou a atenção de todos nos EUA. O último estudante colegial a conseguir o feito foi Trayvon Bromell, que fez 9,99 segundos em 2013, mas também foi ajudado pelo vento.

"Eu definitivamente me senti bem", disse Boling, em entrevista ao jornal "The Houston Chronicle". "Eu sabia que iria correr rápido e decidi acelerar para fazer o meu melhor. Estou realmente feliz com o tempo".

Em busca do apelido perfeito

Assim como acontece com muitos atletas que aparecem de forma repentina, os norte-americanos já estão em busca de um apelido para o garoto. Assim, "homem cavalo" e "bicho-papão" foram os mais citados. Ele, no entanto, não se sente representado por nenhuma das opções.

"Algumas pessoas me chamam de "bicho-papão", mas eu não sei o motivo. E outras pessoas me chamam de "homem cavalo", mas eu prefiro algo diferente", analisou.

Matthew Boling deixará o colegial nos próximos meses e, ainda este ano, vai defender a Universidade da Geórgia.