Topo

"Vovó do salto": quem é a idosa de 84 anos que já ganhou 750 medalhas

Patrick Mesquita

Do UOL, em São Paulo

05/04/2019 04h00

Quais serão as suas atividades físicas aos 84 anos de idade? Que tal salto com vara? Pode parecer loucura, mas para uma senhora moradora de Vermont (EUA) é a mais pura realidade. Prestes a completar 85, Flo Meiler segue na ativa e acaba de levar o ouro na modalidade no Campeonato Mundial Sênior de Atletismo, realizado no fim de março, na Polônia.

Sem planos de parar, Meiler já acumula mais de 750 medalhas nas categorias para idosos e, desde os 80 anos, detém o recorde de pessoa mais velha a realizar o salto com vara em uma competição. Para completar, ela ainda joga tênis e disputa outras modalidades do atletismo, como salto em distância e provas de corrida.

"Eu vou praticar esportes enquanto Deus permitir. Farei 85 anos em junho e meu objetivo é quebrar recordes e fazer o meu melhor para conseguir ainda mais. Meu mantra: 'Nunca é tarde'", afirmou Meiler em entrevista ao UOL Esporte.

Mais impressionante do que o número de conquistas é saber que Flo Meiler só teve contato com o salto com vara aos 65 anos e nunca foi atleta profissional. Representante de vendas de uma famosa marca de suplementos alimentares, ela praticava exercícios apenas no tempo livre. Dança de salão e partidas de tênis ao lado do marido, Gene Meiler, eram as atividades favoritas. Mas o talento para esportes era tamanho que amigos a convenceram a entrar para o atletismo. Agora aposentada, se dedica apenas ao esporte.

"Eu jogava tênis com o meu marido para participarmos de um torneio sênior estadual quando uma amiga (que veio a ser tornar companheira de treino) me disse para tentar salto em distância porque o Estado precisava de gente no atletismo. Eu disse que nunca tinha praticado, mas ela insistiu e eu aceitei", lembra Meiler. "Eu comecei no salto com vara aos 65. Primeiro, eu comprei um vídeo e assisti por um ano até começar a treinar."

As dúvidas sobre a capacidade rapidamente ficaram para trás, e a idosa virou um "fenômeno" da modalidade. O talento segue intacto até hoje. No fim de março, ela saltou 1,45 m e conquistou o ouro no salto com vara no Campeonato Mundial. Além disso, levou outras seis medalhas em outros esportes e voltou para Vermont com o recorde mundial no revezamento 4x200m competindo pelos Estados Unidos.

Treinos, apoio da família e exemplo

Flo Meiler  - National Senior Games/Divulgação  - National Senior Games/Divulgação
Imagem: National Senior Games/Divulgação

Para fazer bonito nas competições, a idosa treina três vezes por semana, com 30 minutos de academia e até uma hora de tênis ao lado do marido. A alimentação não é tão regrada quanto a de um atleta no auge da forma física. Assim, Flo se permite comer o que gosta: batatas fritas e chocolate. Tudo sem exagero, claro.

No tempo livre, Meiler cuida da casa e da família. Casada há 58 anos, ela chegou a perder dois filhos na juventude e decidiu adotar três crianças. Hoje, a idosa tem seis netos. Por falar nos familiares, Flo afirma que sempre recebeu apoio incondicional para permanecer no esporte.

"Minha família sempre ficou muito orgulhosa de mim. Eu tenho uma neta de 16 anos que entrou para o atletismo na escola por minha causa. Ela sempre comenta com os colegas sobre o orgulho de ter uma avó atleta de 84 anos", contou.

Além de todos os treinos e vida particular, Flo Meiler ainda encontra tempo para incentivar outros idosos. Recentemente, ela esteve em uma casa de repouso de Vermont para dar aulas e palestrar sobre a importância de ter uma vida ativa, independentemente da idade. Sempre com o mesmo mantra: "nunca é tarde".

"Eu apenas fiz uma apresentação e disse que nunca é tarde para ser ativo, desde que haja a devida orientação", disse.