Topo

Atleta sueca revela ter sido estuprada por companheiro de seleção

Do UOL, em São Paulo

23/11/2017 14h45

Campeã europeia dos 400m em 2012, a sueca Moe Hjelmer usou sua conta pessoal no Instagram para revelar que foi estuprada por um colega de seleção em 2011. A esportista foi mais uma a narrar casos de abuso sexual com hashtag #metoo, que encoraja mulheres a denunciarem seus agressores.

Segundo Hjelmer, o estupro aconteceu após vitória sobre a Finlândia. Seu colega de equipe teria se aproveitado da embriaguez da atleta para violentá-la.

"Todos estavam felizes, com o humor nas alturas, e celebramos com um banquete e depois na boate. Bebi um pouco de álcool, e um colega se ofereceu para ir comigo de volta para o hotel. Nós terminamos em seu quarto, ele disse para eu sentar ao seu lado na cama. Eu disse que ia para a minha. Ele afirmou que eu podia dormir ali com ele. Ele era significantemente mais velho do que eu e casado, eu me senti confiante e achei que podia confiar nele", postou Hjelmer.

"Tinha namorado, disse não. Ele me toca e insiste. Não digo mais nada. Ele tira minhas roupas. Eu congelo, não consigo me mover. Não digo mais nada. Ele me viola. Quando acabou, levantei minhas coisas e fui embora. Estava com vergonha. O que fiz de errado? Eu sempre fui forte e confiante e sabia que não era culpa minha, apesar de ter demorado seis anos antes de eu me atrever a contar", completou.

Em sua postagem, Hjelmer não especifica se apresentou qualquer tipo de denúncia formal ou queixa criminal contra seu agressor. Na Suécia, o prazo para prescrição para estupro é de dez anos.