Topo

Oscar Pistorius teria tentado ressuscitar namorada após tiros, diz jornal

Oscar Pistorius prestou depoimento em tribunal em Pretória na última sexta-feira - AP Photo
Oscar Pistorius prestou depoimento em tribunal em Pretória na última sexta-feira Imagem: AP Photo

Do UOL, em São Paulo

16/02/2013 08h56

Um dia após ser acusado formalmente de ter assassinado a namorada de forma premeditada, novas histórias sobre Oscar Pistorius continuam a surgir na imprensa mundial. Na manhã deste sábado, o jornal inglês The Telegraph publicou a informação de que Pistorius teria carregado pelas escadas de casa a namorada Reeva Steenkamp após os tiros, e que teria tentado ressuscitá-la usando respiração boca a boca.

De acordo com o jornal, os tiros teriam ocorrido no banheiro do andar superior da casa, e Pistorius teria descido com com Steenkamp nos braços. Quando vizinhos e seguranças do condomínio fechado em que a casa fica chegaram à residência, após ouvir os tiros, a modelo ainda estaria respirando, mas no momento em que paramédicos chegaram ao local, já declararam que Steenkamp estava morta.

Toalhas cobertas de sangue foram encontradas no local em que a namorada de Psitorius foi vista pelos policiais, assim como um rastro de sangue pelo caminho em que Pistorius teria carregado a modelo. Equipes de investigação ainda agem na casa, em busca de evidências. Uma marca de bala na paree do banheiro onde ocorreu o assassinato já foi encontrada e será usada como prova.

Acredita-se, agora, que Steenkamp estaria sentada no vaso sanitário do banheiro quando foi atingida pelos tiros - um na cabeça e um no braço.  As informações não foram confirmadas pela polícia, que também já negou anteriormente que os tiros foram dados por Pistorius quando o atleta paraolímpico acreditou que se tratava de um invasor.

Na última sexta-feira, Pistorius, dono de seis medalhas de ouro em Paraolimpíadas e primeiro atleta a participar das Olimpíadas utilizando próteses, foi visto chorando enquanto prestava depoimento em tribunal na cidade de Pretória, na África do Sul. Acusado de assassinato premeditado, ele será julgado apenas na próxima terça-feira, devido à pedido de seus advogados.

Ele não ficará em cela comum, com outros detentos, até lá. Caso a denúncia seja aceita, ele pode ser condenado a prisão perpétua. O agente de Pistorius, Peter Van Zyl, confirmou que a família do atleta o visitará neste sábado na prisão.

ENTENDA O CASO PISTORIUS


  • - Oscar Pistorius, 26 anos, considerado o maior atleta paraolímpico de todos os tempos, e o único a conseguir disputar as Olimpíadas (chegou às semifinais dos 400 m em Londres 2012), foi acusado formalmente pela polícia na última quinta-feira de ter assassinado a tiros a namorada, a modelo Reeva Steenkamp, 29, em sua casa na cidade de Pretória, na África do Sul.

    - O corpo de Steenkamp foi encontrado por volta de 5h de quinta-feira por paramédicos que, antes mesmo da polícia chegar ao local, declararam que Reeva estava morta. Ela foi atingida com um tiro na cabeça e outro no braço. Os jornais sul-africanos diziam, logo pela manhã, que o atleta era o autor do crime, por - supostamente ter confundido Reeva com um bandido. A polícia negou o fato em um primeiro momento.

    - A imprensa local diz que Pistorius dorme com uma pistola e com uma metralhadora ao lado da cama. Outra teoria seria de que Reeva preparava uma surpresa de dia dos namorados (14 de fevereiro é o "Valentine's Day" em muitos lugares pelo mundo) e teria entrado na casa sem avisar. Pistorius foi levado pela polícia para prestar depoimento, e acabou ficando detido até esta sexta-feira, dia em que se apresentou à Justiça.