Topo

Queniano sobra na maratona do Mundial e até dança para festejar a vitória

Queniano Abel Kirui dança para comemorar a vitória na maratona do Mundial de Daegu  - EFE/Franck Robichon
Queniano Abel Kirui dança para comemorar a vitória na maratona do Mundial de Daegu Imagem: EFE/Franck Robichon

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/09/2011 00h06

Os africanos dominaram a maratona no Mundial de Atletismo de Daegu, na abertura do último dia da competição. E a festa maior foi para o Quênia, que viu uma dobradinha do país nas duas primeiras posições: Abel Kirui e Eliud Kiptanui.  O etíope Feysa Lilesa completou o pódio.

O domínio dos atletas de países africanos se estendeu e até a sétima posição e o primeiro corredor de fora do continente a cruzar os 42.195 quilômetros das ruas de Daegu foi o italiano Feysa Lilesa, oitavo colocado.

O potencial africano também foi registrado na versão feminina da prova disputada no primeiro dia do Mundial de Daegu, que teve um pódio todo do Quênia e uma etíope na quarta posição. O Brasil não teve representante nas duas disputas.

Com a vitória, Abel Kirui garantiu o bicampeonato mundial, pois ele também venceu a maratona no Mundial de Berlim, na Alemanha, em 2009. O queniano completou a prova em 2h07min38s e estava cheio de energia depois de cruzar a linha de chegada, tanto que arriscou uns passos de dança para comemorar.